OAB Santos discute o bullying e o cyberbullying nas escolas
Por Santa Portal em 21/10/2022 às 16:05
“Se as brigas no pátio ou fora da escola já causam transtornos para o aluno e sua família, o bullying e o cyberbullying têm alcance para além da sala de aula ou do pátio. Tornam-se problemas, cuja gravidade do alcance chega para a competência da advocacia”, afirma Rapahel Meirelles, presidente da OAB Santos que realiza, nesta terça-feira (25), a palestra Combate ao Bullying e Cyberbullying.
O evento conta com a presença de Christina Barletta, Secretária Municipal de Educação e Ilana Henrique dos Santos, Secretária de Educação do Estado de São Paulo e tem como objetivo principal discutir e buscar estratégias de combate a uma situação que, na maior parte das vezes foge ao controle da escola e da família, prejudicando o próprio processo de aprendizado, além de sérias consequências biopsicossociais.
De acordo com pesquisa divulgada pela UNICEF, em 2019, um em cada três jovens, em 30 países, incluindo o Brasil, disse ter sido vítima de bullying online, com um em cada cinco relatando ter saído da escola devido a cyberbullying e violência. Ações violentas como o bullying ganharam reforço com as redes sociais. Assim, a agressão que começa na escola, continua em outro ambiente, o virtual, cuja linha temporal, sabe-se, não para com a retirada da postagem.
O evento busca discutir políticas públicas de apoio a crianças e jovens que sofrem tanto o bullying como o cyberbullying; a responsabilidade de divulgação de opiniões ofensivas; o papel da escola como local de discussão para a prevenir e combater tais tipos de violência e as consequências jurídicas que arretam
A palestra gratuita é organizada pelas Comissões de Direito Educacional, Direito Digital, Diversidade Sexual e de Gênero e Jovem Advogado da OAB Santos.
SERVIÇO
Data e horário: 25 de outubro, a partir das 18h30
Local: Auditório da OAB Santos – Praça José Bonifácio, 55 Centro.
Inscrições: www.oabsantos.org.br