Número de intoxicações por uso indevido de medicamento mais que dobra em Santos

Por Santa Portal em 05/05/2022 às 12:00

Unsplash
Unsplash

A cidade de Santos registrou no primeiro bimestre deste ano 264 casos de intoxicação por uso indevido de medicamentos. De acordo com a prefeitura, o número corresponde a mais que o dobro dos casos registrados no mesmo período de 2021. 

A Seção de Controle e Orientação em Intoxicação (Secoi), da Secretaria de Saúde, é responsável pelo recebimento das notificações, que no ano passado contabilizou 129 casos. Entre todos os atendimentos realizados pela Secoi, os que se referem ao uso indevido de medicamentos lideram no município, e representaram 62% do casos atendimento no primeiro bimestre de 2022, e 60% em 2021, segundo a administração municipal.

Em todo o ano de 2021, a Secoi atendeu a 2.492 casos de intoxicação, sendo 1.565 por uso incorreto de medicamentos, seja de forma acidental ou abusiva, com intuito suicida em alguns casos. A taxa foi de 63% de casos nos atendimentos.

De acordo com os dados divulgados, na cidade, crianças e pré-adolescentes (0 a 14 anos) correspondem a 476 dos casos de intoxicação medicamentosa, e os adolescentes (15 a 19 anos) contabilizam 103 casos, adultos (20 a 59 anos) registraram 640 casos e os idosos, 292.

Devido a isso, Santos faz um alerta para pessoas de todas as faixas etárias, nesta quinta-feira (5), Dia Mundial do Uso Racional de Medicamentos.

Recomendações

Entre as crianças, a ingestão acidental de medicamentos usados por outros familiares é comum, mas também pode ocorrer erro na administração do remédio pelos responsáveis. A orientação é que, além de permanecer longe do alcance das crianças, as doses devem ser aplicadas em ambientes iluminados, facilitando a leitura do rótulo do remédio.

Nos adultos, as intoxicações ocorrem por erro na dosagem do medicamento, reações adversas e ingestão do medicamento errado por confusão entre as embalagens, situação também comum aos idosos, que geralmente fazem uso de alguns medicamentos, em especial de uso contínuo. Há casos ainda de intoxicações provocadas por pessoas com ideação suicida – mais comum entre os adultos.

A Secoi presta apoio dando instruções via telefone para toda a Baixada Santista e Vale do Ribeira, tanto para profissionais de saúde quanto para a população. Além da intoxicação por medicamento, o serviço também orienta em casos de acidentes com itens cosméticos, produtos químicos industriais e de limpeza doméstica, picadas de cobra, escorpião e aranha. Os plantonistas explicam quais devem ser as primeiras medidas a serem tomadas em cada caso e quais os serviços de saúde mais apropriados.

Também é realizado trabalho educativo e informativo nas escolas de educação infantil e creches para prevenção de intoxicações, ação que integra o Programa Saúde na Escola (PSE), parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, além de atividades de capacitação. O serviço funciona 24 horas e pode ser acionado pelos telefones (13) 3222-2878 e 0800-722-6001. Outra opção de contato é o e-mail secoi-ciatox@santos.sp.gov.br.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.