Novo sistema viário ajudará no crescimento de movimentação no Porto de Santos, aponta engenheiro
Por Vanessa Ortiz em 10/05/2022 às 15:43
O Porto de Santos teve um crescimento de 16% na movimentação de cargas em janeiro deste ano, e até 2040, há previsão de aumento de 65% na capacidade de carga movimentada, segundo estudo da Santos Port Authority (SPA). Para receber todo esse fretamento, a malha ferroviária deverá ser melhorada, conforme apontou o Mestre em Engenharia Mecânica pela Unisanta, Eduardo Lustoza.
O assunto foi abordado no painel Potencialidades Multimodais para a Baixada Santista, apresentado nesta terça-feira (1º), no 1º Seminário Brasil-França – O Transporte de Carga em 2050 – Descarbonização e Veículos Autônomos.
Durante a palestra, o engenheiro falou sobre diversos sistemas de transporte utilizados na região portuária, como hidroviário, ferroviária e também o rodoviário. Ele apontou a importância da expansão da malha viária para atender as demandas de frete no porto, que cresce a cada mês.
“O porto tem sua importância por sua conectividade logística e multimodais, e assim é no mundo inteiro. Aqui, no Porto de Santos, nós temos a preocupação destacada de um novo sistema viário, que venha a atender a esse crescimento do nosso potencial de carga, que não para de crescer”, afirma ao dizer que hoje em dia, a região movimenta mais de 147 milhões de toneladas.
Lustosa não deixou de apontar que, junto disso, é necessário que haja integração entre o crescimento industrial e portuário, sem esquecer da parte social.
“Mostramos que nós temos um potencial fantástico para desenvolvimento e crescimento, mas não podemos continuar crescendo no colapso social, nós temos que trazer a industrialização para a Baixada, uma possibilidade de geração de emprego”, finaliza.
Brasil-França
O Seminário Brasil-França ocorre nesta terça-feira (10), no auditório principal da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos. O encontro reúne especialistas brasileiros e franceses das principais universidades dos dois países que apresentarão pesquisas e estudos com as potencialidades e alternativas para a ligação entre a Capital e o maior porto da América Latina, bem como os caminhos para o transporte de carga nas próximas décadas e as questões de sustentabilidade envolvidas.