01/04/2014

Novo modelo do documento começa a valer nesta terça

Por #Santaportal em 01/04/2014 às 11:31

As novas regras de meia-entrada para estudantes entram em vigor a partir desta terça-feira (1º). Para garantir o pagamento com 50% de desconto os alunos terão que apresentar a nova identidade estudantil, que será padrão em todo o país. O documento único é uma forma de acabar com a falsificação. Desde fevereiro deste ano, a solicitação está disponível no portal Documento do Estudante.

Segundo a Lei 12.933/2013 sancionada em dezembro, é obrigatório ao estudante ter o documento padronizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional de Pós-Graduandos. Um sistema de emissão diferente foi usada para confecção da identidade estudantil. O primeiro passo para o aluno é solicitar a carteirinha pela internet. Em seguida, uma central especializada vai conferir os atestados de matrícula. O documento é impresso em uma gráfica de segurança e entregue ao estudante no endereço de sua residência.

Além disso, a nova carteirinha é mais segura contra a falsificação e contém itens como tinta invisível, tinta upconvert (antistake), degradê harmonioso, fundo com linhas simétricas, efeito numismático e guilloche. O novo documento conta ainda com instrumentos de conferência digital, contendo tarja magnética, QR Code e certificado digital no padrão ITI Brasil. Toda carteirinha é emitida com um código de uso, uma espécie de assinatura eletrônica, que servirá para validar seu ingresso de meia-entrada.

O Documento possui um custo de confecção de R$ 20 mais o valor de R$ 6,50 correspondente ao frete. O novo documento pode ser solicitado por crianças a partir de 6 anos, que já estejam matriculadas no ensino fundamental. A nova carteirinha tem prazo de um ano, e deverá ser renovada até o final do curso de cada aluno.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.