Nove clandestinos desembarcados no Porto de Santos entram em isolamento

Por Santa Portal em 09/08/2024 às 11:00

Divulgação
Divulgação

Nove estrangeiros em situação clandestina, que se identificaram como nigerianos, desembarcaram no Porto de Santos, na noite da última terça-feira (6). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi a primeira a entrar na embarcação para garantir a segurança sanitária dos envolvidos. Os clandestinos foram vacinados pela Anvisa antes de deixarem o navio.

Após o desembarque, os nove indivíduos foram encaminhados para um hotel, onde permanecerão em isolamento por dez dias, conforme orientação da Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) da Secretaria de Saúde de Santos. Durante esse período, a Polícia Federal (PF) estará responsável pela vigilância dos estrangeiros, garantindo o cumprimento dos protocolos de saúde.

Os clandestinos afirmaram ter embarcado escondidos no porto de Lagos, na Nigéria. No entanto, a confirmação oficial da nacionalidade só será possível após entrevistas com representantes da embaixada, que ocorrerão após o período de quarentena. Somente então a PF poderá iniciar os procedimentos para a repatriação dos estrangeiros.

A operação, que contou com a participação do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), seguiu todos os protocolos de Vigilância em Saúde estabelecidos para situações como essa. Todos os indivíduos estavam assintomáticos e em boas condições de saúde, mas permanecerão em observação para monitoramento de possíveis sintomas que possam surgir.

A empresa seguradora da embarcação foi designada como responsável pela hospedagem e pela supervisão dos clandestinos durante a quarentena. Este tipo de ação coordenada entre Anvisa, Seviep e Polícia Federal é parte das medidas rotineiras adotadas no cais santista para garantir a saúde pública e a segurança nas operações portuárias.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.