20/02/2022

Nova subvariante da linhagem Ômicron é mais transmissível, alerta especialista

Por Santa Portal em 20/02/2022 às 20:01

Adriano Vizoni/Folhapress
Adriano Vizoni/Folhapress

Cientistas e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já detectaram linhagens da variante Ômicron e, nas últimas semanas, houve um aumento considerável de casos associados à subvariante BA.2 em vários países.

A proporção da BA.2 em relação a outras subvariantes cresceu em mais de 50% durante as últimas semanas em pelo menos 57 países.

No entanto, a OMS informa que realiza o monitoramento constante da evolução do Sars-CoV-2, só que ainda não consegue precisar se essa linhagem é mais transmissível e mais perigosa para a população.

No Brasil, os primeiros casos da BA.2 foram confirmados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sendo dois moradores do Rio de Janeiro e um de Santa Catarina.

O Ministério da Saúde informou que já recebeu a notificação de sete casos dessa linhagem. Em São Paulo, três casos da BA.2 já foram confirmados.

O Santa Portal ouviu a infectologista Elisabeth Dotti, que destacou a importância das pessoas continuarem se vacinando para impedir um novo pico da doença. A médica disse também que não há indícios que apontem, pelo menos até o momento, que essa subvariante seria mais agressiva.

“Ainda estamos observando como é essa variante. Porém, ela não é mais perigosa em termos de sintomas, mas com certeza ela é altamente transmissível. E nós sabemos que quanto mais rápido um vírus for transmitido, mais pessoas serão infectadas. Desta forma, teremos muito mais pessoas recebendo e transmitindo a doença. Por isso, é fundamental que as pessoas continuem se vacinando. As vacinas ainda alcançam essas variantes”, afirmou.

Para a especialista, a população deve reforçar os cuidados para não contrair a BA.2. “É uma linhagem da variante Ômicron, ainda é tudo novo, os casos começaram agora… mas isso não deixa a gente dormir sossegado. Acende o ‘sinal amarelo’. As pessoas devem continuar tomando os devidos cuidados”, concluiu.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.