Nossa Senhora do Monte Serrat: conheça a história da padroeira de Santos

Por Rodrigo Cirilo e Patrícia Nunes / Santa Portal em 05/09/2023 às 15:54

Arquivo
Arquivo

Celebrada em 8 de setembro, a Nossa Senhora do Monte Serrat foi coroada como padroeira de Santos em 1955. No entanto, a protetora dos santistas surgiu na região da Catalunha, na Espanha. A imagem ganhou este nome por ter aparecido em uma gruta, localizada na cadeia de montanhas Monte Serreado ou Montserrat (em catalão).

De acordo com o historiador Sérgio Willians, a imagem foi levada por São Lucas para a Catalunha no ano 50. Somente 1500 depois, no século XVI, Nossa Senhora do Monte Serrat chegou a Santos, por intermédio do então governador-geral do Brasil, Dom Francisco de Souza.

“Dom Francisco de Souza, que era amigo do Rei Dom Filipe e devoto de Nossa Senhora do Monte Serrat, decidiu trazer uma imagem para Santos. Então, no alto do Monte de São Jerônimo, antigo nome do Monte Serrat, ele ergueu uma ermida, consagrando assim, Nossa Senhora do Monte Serrat”, relata.

Padroeira de Santos

Segundo a igreja católica, o grande milagre atribuído a Nossa Senhora do Monte Serrat aconteceu em 1614, quando os moradores de Santos, fugindo da invasão de piratas holandeses, se protegeram na capela e rogaram à Virgem que os ajudasse.

“A tradição conta que os holandeses invadiram a cidade e perseguiram os colonos, que se abrigaram no alto do monte, junto a capela. Eles, então, rezaram e pediram uma intervenção divina, através de Nossa Senhora do Monte Serrat. Após isso, um desbarrancamento soterrou todos os piratas”, explica o historiador.

Desde então, as manifestações populares em homenagem a Nossa Senhora viraram tradição. Todos os anos, peregrinos driblam as adversidades e sobem os 402 degraus para agradecer, interceder e comtemplar a protetora da cidade.

“É emocionante perceber a expressão da fé do povo. Ter uma mãe que nos protege e ampara coloca nossos pés na estrada, como se estivéssemos subindo uma montanha rumo ao céu”, descreve o padre Claudenil Moraes.

Contudo, apenas em 3 de dezembro de 1954, o Papa Pio XII oficializou, em um documento do Vaticano, o título de Nossa Senhora do Monte Serrat, como patrona de Santos. Já a coroação de padroeira aconteceu no ano seguinte, na Câmara Municipal.

“É a figura materna que nos compreende e nos olha com carinho, como uma verdadeira mãe. Se precisamos de uma intercessora, temos a imagem acolhedora, que nos fortalece e leva os nossos pedidos e intenções para seu filho Jesus”, conclui.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.