12/02/2020

Nissan processa Carlos Ghosn e pede indenização de US$90 mi

Por ANSA em 12/02/2020 às 11:36

MUNDO – A Nissan Motor entrou com um processo contra o ex-presidente da aliança Carlos Ghosn nesta quarta-feira (12), no Japão, e pediu uma indenização de US$90 milhões “para recuperar uma parte significativa dos danos gerados por sua má conduta financeira e atividade fraudulenta durante anos”.

A decisão foi comunicada pela companhia em uma nota na qual informa que apresentou uma ação civil contra o executivo brasileiro no Tribunal de Yokohama.

Entre os danos que a Nissan pretende recuperar estão “fundos vinculados a pagamentos corruptos feitos por Ghosn”, como “o uso de imóveis no exterior sem pagar aluguel, o uso privado de jatos corporativos, pagamentos a sua irmã por um emprego fantasma e a seu advogado pessoal no Líbano”.

Além disso, o grupo japonês pretende compensar os “recursos e custos das investigações internas da Nissan, relacionadas ao comportamento de seu ex-presidente no Japão, nos Estados Unidos, na Holanda e em outros territórios”. O processo é o mais recente na batalha entre a Nissan e Ghosn, depois que o executivo fugiu do Japão para o Líbano. O brasileiro, por sua vez, já havia entrado com um processo contra a Nissan na Holanda, no qual pediu 15 milhões de euros pelo que considera o fim irregular da joint venture entre a empresa e a Mitsubishi Motors. A Nissan ainda informou que o valor pedido na ação poderá aumentar, principalmente porque o grupo pode ser obrigado a pagar sanções financeiras.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.