Nilza Pirilo Teixeira construiu legado imensurável na educação santista

Por Santa Portal em 15/11/2022 às 14:11

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Elegante e discreta, a professora Nilza Pirilo Teixeira, que faleceu nesta terça-feira (15), aos 93 anos, em Santos, sempre foi presença constante desde o início da Escola Primária Santa Cecília. Exerceu várias funções. Perseverante e de fé inabalável, sempre participava dos principais eventos e conquistas da Unisanta. Dela e do Prof. Milton Teixeira nasceram as raízes do Complexo Educacional Santa Cecília.

Poucas mulheres concordariam em vender a casa para se lançar a um desafio: comprar uma escola com apenas 26 alunos. Esse desprendimento e coragem resultaram no que hoje se afigura uma façanha: os 26 estudantes se transformaram em mais de 20 mil e a escola primária deu origem ao Colégio e à Universidade respeitada nacional e internacionalmente.

Nilza prova aquela velha máxima de que ao lado de um grande homem existe sempre uma grande mulher. E os filhos – Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo começaram, desde a tenra idade, a trabalhar e ajudar os pais na mesma trajetória de coragem e competência, consolidando e ampliando as conquistas de Nilza e de Milton Teixeira.

Nascida no Rio de Janeiro, Nilza se formou no Curso Normal. Conheceu Milton quando passeava com amigos no mesmo bairro onde ela morava. Namoraram por 2 anos. Com 21 anos, Nilza teve sua primeira filha, Sílvia. Mudou-se para São Paulo quando Milton passou no Concurso do Banco do Brasil. De volta a Santos, nasceram Lúcia, Cecília e, por fim, Marcelo. Nesta ocasião já haviam comprado o Colégio Santa Cecília, escola que estava fechando.

Em 1961, ela e o marido, professor Milton Teixeira (em memória) venderam sua casa e transportaram tudo o que lá tinham – seus livros, o piano, a vitrola e até a roseira para uma escola que compraram no bairro do Macuco, na Av. Rodrigues Alves, 332, com classes de 1ª a 4ª série do Ensino Primário. Tiveram o apoio da irmã de Nilza, Emília Maria Pirilo, que foi a primeira diretora da escola.

Outro momento marcante na trajetória de Nilza foi quando adquiriram o Colégio Monte Serrat, na Rua Oswaldo Cruz, 266. A piscina, antes destinada à formação de talentos, estava cheia de carteiras quebradas. Foi daí que surgiu um compromisso com a educação integral: formar alunos-atletas, campeões no esporte e na área profissional. A criação do primeiro curso superior de Engenharia também foi um grande marco para as indústrias da Região.

Os jovens trabalhadores das indústrias do Polo de Cubatão em busca da melhoria profissional encontraram respaldo no empreendimento de Nilza e Milton.

Em março de 2008, ela recebeu título de Cidadã Santista, homenagem da cidade de Santos por sua trajetória de vida.
Em 2019, ela e sua irmã Emília foram homenageadas também pelos alunos da Faculdade de Educação Física pelo Dia da Mulher, entre muitos outros justos reconhecimentos.

O Complexo Educacional Santa Cecília decreta luto oficial de três dias, sem interrupção das aulas e demais atividades do Campus.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.