Negrelli foi um dos primeiros ídolos do vôlei brasileiro e ajudou a formar gerações

Por Rodrigo Martins em 14/09/2022 às 15:54

Divulgação/Santos FC
Divulgação/Santos FC

Um dos grandes nomes do voleibol santista e brasileiro, José Oswaldo Fonseca Marcelino, o Negrelli, morreu aos 72 anos, nesta quarta-feira (14), em Santos. Um dos grandes amigos de Negrelli, o ex-jogador de vôlei Geraldo Nakazato, o Geraldinho, enalteceu a amizade e parceria entre os dois dentro e fora das quadras.

“Eu tive a felicidade de ser muito amigo do Negrelli. Nos conhecemos ainda meninos, há 65 anos. Ele passava todo dia na minha casa para a gente jogar basquete no Santos Futebol Clube. Quem deu o apelido de Negrelli, inclusive, foi o nosso técnico de basquete, o Fumanchu”, recordou Geraldinho, em entrevista ao Santa Portal.

Mas o basquete seria apenas o ensaio para o sucesso de Negrelli e Geraldinho anos depois, no voleibol. “Começamos no basquete, mas logo seguimos para o vôlei, com o técnico Roberto Douglas Machado. Jogamos juntos no Santos, além das seleções santista, paulista e brasileira. Fomos bicampeões sul-americanos e 10 vezes campeões dos Jogos Abertos. Na época, o Santos era o melhor voleibol do Brasil e o Negrelli o grande destaque”, afirmou.

Após tantos anos de amizade e conquistas, Geraldinho admitiu que irá sentir saudades do parceiro de longa data. “Foi uma imensa satisfação conviver esses anos todos com o Negrelli. Ele era uma pessoa maravilhosa, que vai deixar muita saudade nos amigos e, também, no voleibol. Vejo com muita tristeza a partida desse grande amigo”, concluiu.

Além de grande jogador, Negrelli ajudou a revelar atletas e técnicos. Ele formou diversas gerações de professores de Educação Física, como bem lembra o presidente do Conselho de Administração da Unisanta, Marcelo Teixeira.

“O Negrelli tem uma grande ligação com o Santa Cecília, desde quando atleta. Ajudou diretamente da formação acadêmica do curso de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Unisanta. Ao mesmo tempo contribuiu para a formação de muitas crianças e adolescentes quando responsável também pela escolinha de voleibol do Poliesportivo do Santa Cecília. Por isso, destaco a participação importante que o Negrelli, não apenas como atleta, bem como professor e técnico, formando gerações e mais gerações não para exclusivamente seguirem no voleibol, mas para o mercado de trabalho em geral, dada a sua contribuição como professor da academia da Universidade Santa Cecília”, disse.

Para Teixeira, o legado deixado por Negrelli servirá de exemplo para futuras gerações. “O Negrelli tem uma participação importantíssima no esporte brasileiro, representando a seleção em Olimpíadas, um atleta olímpico. Mas, acima de tudo, ele dignificou o nome do Santos Futebol Clube com participação em competições nacionais e internacionais. A geração dele marcou, sob a orientação do professor Douglas Machado, a história do vôlei brasileiro fazendo com que o esporte de Santos estivesse sempre na vanguarda, em termos de resultados internacionais. Ele deixará um enorme legado ao esporte, acima de tudo sendo um exemplo e uma referência a sempre ser dada como um dos principais nomes do esporte brasileiro”, finalizou.


Foto: Arquivo/Divulgação Santos FC


Foto: Arquivo/Divulgação Prefeitura de Santos

Conheça mais a trajetória de Negrelli

Negrelli tem uma trajetória de sucesso no vôlei brasileiro. No currículo do ex-atleta figuram importantes conquistas em passagens pela seleção brasileira e santista como, por exemplo, o vice-campeonato pan-americano, o tetracampeonato sul-americano, o pentacampeonato nacional e a sétima colocação na Olimpíada de Munique (Alemanha), em 1972, além de sete títulos estaduais e de outros oito nos Jogos Abertos do Interior.

No total, foram mais de 550 participações pela equipe de vôlei do Santos Futebol Clube (como atleta e técnico), quase 120 jogos pela seleção brasileira e mais de 260 pela seleção santista.

O Santos também se manifestou sobre a morte de Negrelli. “O Santos FC lamenta o falecimento de um dos principais atletas da história do Clube. José Oswaldo da Fonseca Marcelino, o lendário Negrelli, de 72 anos, em Santos. Jogou basquete no Alvinegro Praiano, mas foi no vôlei que ganhou o grande destaque. O Clube decretou luto oficial de três dias e a bandeira foi hasteada à meio mastro”.


Foto: Arquivo/Divulgação Prefeitura de Santos

O prefeito Rogério Santos também lamentou a morte do ídolo do vôlei. “O mundo esportivo acordou triste, nesta quarta, com a notícia do falecimento do nosso querido Negrelli, o José Oswaldo Fonseca Marcelino, um dos grandes atletas de vôlei do Brasil, que levou o nome de Santos para o mundo”, escreveu em suas redes sociais. A Prefeitura de Santos decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento.

Em 2002, Negrelli foi homenageado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Atualmente, ele era professor titular da Unisanta e coordenador de um projeto social.

Despedida

O velório de Negrelli será realizado até às 18h no Memorial Necrópole Ecumênica, quando está marcada a cremação no mesmo local.


Foto: Divulgação/Santos FC

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.