Navio com 8 tripulantes infectados por covid é liberado para voltar a operar no Porto
Por Santa Portal em 15/06/2022 às 17:11
Um navio porta-contêineres, com bandeira de Singapura e que está atracado desde segunda-feira (13) no Porto de Santos, está com oito tripulantes com covid-19. Apesar disso, a embarcação foi liberada pela Anvisa para voltar a operar. A previsão é que o navio fique até sábado (18) no cais santista.
O Santa Portal entrou em contato com a Anvisa, que informou que o navio Monte Azul identificou e notificou um caso de covid-19 ao sair dos Estados Unidos. Ao chegar ao Brasil, a agência de vigilância sanitária determinou a paralisação das operações da embarcação, até que todos fossem testados e passassem por avaliação médica.
“A tripulação estava 100% vacinada, com o ciclo vacinal completo e assintomática. Os resultados dos testes demonstraram oito positivados, que estão isolados a bordo”, diz trecho da nota emitida pela Anvisa.
Com isso, a Anvisa diz que liberou a operação da embarcação. “Conforme a RDC 584, de dezembro de 2021, em vigor atualmente, as embarcações com 100% da tripulação vacinada estão dispensadas de outras medidas como mudança da tripulação, quarentena em trabalho ou quarentena da embarcação. Dessa forma, a continuidade das atividades para os demais tripulantes é possível mantendo-se as medidas preventivas, como por exemplo, uso constante de equipamento de proteção individual (EPI) para os indivíduos”, afirma a nota.
A liberação, entretanto, desagradou o Sindicato dos Estivadores. Isto porque, os trabalhadores estão preocupados em trabalhar a bordo de um navio com pessoas infectadas pelo coronavírus.
A reportagem também entrou em contato com a Santos Port Authority (SPA), que informou o seguinte por meio de nota: “O navio Monte Azul atracou no terminal Santos Brasil no dia 13 de junho, às 22h25 min, e desatracou hoje (15) às 13h15. A operação foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é a autoridade de saúde no Porto”.