Natal Criativo desperta encanto das festas de fim de ano no Centro Histórico de Santos
Por Santa Portal em 06/12/2024 às 11:00
“É tempo de viver e acreditar”. Emocionada, a pedagoga Débora Domingos, 51 anos, não conseguiu conter as lágrimas ao assistir ao espetáculo de luzes da Projeção Mapeada na fachada do Palácio José Bonifácio, no Centro Histórico de Santos. Durante a aguardada atração, que marcou a abertura oficial da 4ª edição do Natal Criativo, na noite desta quinta-feira (5), cores vibrantes, renas e enfeites natalinos ganharam vida diante dos olhos do público.
A programação da maior festa de Natal na cidade se repete nesta sexta (6), sábado (7) e domingo (8), e de 12 a 23 de dezembro, das 18h às 23h, em diversos pontos do Centro Histórico. Confira a programação completa.
Com as luzes do Paço apagadas para dar espaço ao espetáculo que une magia e a tecnologia do vídeo mapping (imagens projetadas sobre superfícies) produzido pela Visualfarm, famílias se reuniram na Praça Mauá para acompanhar cada figura que surgia para trazer uma surpresa natalina. Quando o colorido das projeções destacou toda a beleza arquitetônica do prédio da Prefeitura e sinos começaram a badalar, os corações das crianças bateram mais forte, à procura da aparição do bom velhinho.
E ele apareceu: no seu trenó, Papai Noel sobrevoava pontos simbólicos de Santos, como a Lagoa da Saudade, as famosas muretas da Orla da praia e o monumento Tomie Ohtake, no Novo Quebra-Mar, deixando cair presentes do céu. Em 10 minutos, a projeção foi dividida em três atos: o religioso, com uma representação do nascimento do Menino Jesus; a homenagem à Cidade; e o lúdico, com cores vibrantes iluminando o Palácio, seguido de adereços natalinos que encerraram o espetáculo de forma grandiosa.
Surpresa com o show, Débora, assistia à projeção com a mão no peito e a emoção visível no rosto. Ela dedicou o momento à sua filha, que morreu há oito anos, e à própria vida, parte dedicada sempre a aguardar com carinho a chegada do Natal. Acompanhada pela família, aproveitou para deixar um recado para aqueles que acreditam ou não na magia das festas de fim de ano: “Precisamos ser positivos e ficar ao lado de quem amamos, mesmo quando enfrentamos dificuldades. O Natal simboliza amor e união, então é muito importante celebrarmos com a nossa família, esperando sempre por um ano abençoado e feliz. É tempo de viver e acreditar. Aliás, isso vale sempre, né?”
Reconhecimento
Acompanhando a abertura do evento, o prefeito Rogério Santos falou sobre a expectativa para o evento. “Santos tem como base o turismo e histórias afetivas transmitidas de geração a geração. O Natal Criativo reforça esse sentimento e esperamos que traga cada vez mais pessoas para o nosso Centro Histórico, que está neste processo de revitalização e tem muito a oferecer com seus atrativos”.
A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino, ressaltou que a programação do Natal Criativo é uma forma de promover o reconhecimento de Santos. “Este ano, já realizamos eventos que obtiveram recorde de público, grandes sucessos que atraíram munícipes e turistas para prestigiar atividades temáticas e gratuitas para toda a família. Temos como prova o Natal Criativo, que movimenta a Cidade, gera renda e amplia o turismo”.
Vila de Natal
Quem disse que o Papai Noel não iria aproveitar a oportunidade para visitar a Praça Mauá, ouvir os pedidos das crianças e recolher as cartinhas? O bom velhinho, acompanhado pela Mamãe Noel, fez uma viagem de bonde, partindo da Estação do Valongo e um destino certo: a Praça Mauá, coberta por enfeites e luzes.
Encantada com brinquedos no playground, o carrossel e a árvore gigante que formavam a vila de Natal, Alicia Oliveira, 8 anos, compartilhou o que mais deseja ganhar do Papai Noel este ano. “Vou pedir um kit de pulseiras quando conseguir falar com ele, mas antes quero brincar bastante”, contou a menina, acompanhada pela família.
Atrações para toda a família
Ainda na Praça Mauá, a programação inclusiva seguiu com atrações para todas as idades. Durante os intervalos das projeções, espetáculos cênicos natalinos das companhias Hora de Brincar e Criar Criou encantaram o público infantil com personagens como o Grinch e o soldadinho quebra-nozes. Para garantir aquele ‘clique’ perfeito, espaços instagramáveis atraíram visitantes, que formaram filas para tirar fotos de diversos ângulos.
A praça também ofereceu opções para os adultos, com a Rota da Cerveja Artesanal, permitindo aos participantes conhecer empresas locais e saborear criações genuínas. E, como toda boa festa, a música não ficou de fora: o espaço se transformou com apresentações de Carla Mariani, com sucessos de blues e rock, e do grupo Gambiarrá, que colocou o público para dançar com o ritmo contagiante do forró.
Momento simbólico
Enquanto as atrações na Praça Mauá envolviam os visitantes, a programação do Natal Criativo seguia por diversos pontos do Centro Histórico. Na Estação do Valongo, duendes e uma princesa do gelo embarcaram no bonde decorado, promovendo diversão e animação ao público. Além disso, os passageiros puderam vivenciar o emocionante momento do nascimento do Menino Jesus, com o Presépio Vivo, apresentado em frente à Casa da Frontaria Azulejada.
A encenação contou com a interpretação de atores vestidos de bonecos como o Menino Jesus, Maria, José, os três reis magos – Gaspar, Baltazar e Belchior – e um anjo, acompanhados pela música Romaria, na voz de Elis Regina, que deu um toque especial ao espetáculo, repetido a cada passagem do bonde natalino. A apresentação foi realizada pela Tescom Escola de Teatro, com cenografia de Mauriomar Cid e direção de Pedro Norato e Jair Moreira. A noite ficou ainda mais especial com a participação do Coral Universitário da Universidade Católica de Santos (Unisantos) e a bênção no Santuário Santo Antônio do Valongo.
Gastronomia e economia criativa
A Feira de Economia Criativa Feito em Santos, promovida pela Seectur, também marcou presença no evento, reunindo artesãos de diversos segmentos na Casa da Frontaria Azulejada. Na Praça Mauá, estandes com deliciosas opções de doces e salgadas completaram a festa, proporcionando uma experiência única de gastronomia e cultura local.