22/04/2022

Nadador russo é suspenso por apoiar guerra na Ucrânia

Por Ansa Brasil em 22/04/2022 às 13:31

epa09378462 Evgeny Rylov of Russia poses with his Gold medal after winning in the men's 200m Backstroke Final during the Swimming events of the Tokyo 2020 Olympic Games at the Tokyo Aquatics Centre in Tokyo, Japan, 30 July 2021.  EPA/Patrick B. Kraemer
epa09378462 Evgeny Rylov of Russia poses with his Gold medal after winning in the men's 200m Backstroke Final during the Swimming events of the Tokyo 2020 Olympic Games at the Tokyo Aquatics Centre in Tokyo, Japan, 30 July 2021. EPA/Patrick B. Kraemer

A Federação Internacional de Natação (Fina) suspendeu por nove meses o nadador russo Evgeny Rylov, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, por ter apoiado a guerra na Ucrânia.

O atleta de 25 anos de idade participou em março de um comício no estádio Luzhniki, em Moscou, que foi organizado pelo presidente Vladimir Putin. O evento, que serviu para apoiar a invasão da Rússia, contou com a presença de vários outros esportistas.

Na oportunidade, o nadador russo estaria usando a letra “Z” em sua roupa, que é considerada um símbolo utilizado para identificar os apoiadores da guerra na Ucrânia.

Em um comunicado, a Fina informou que a suspensão de Rylov foi decidida “após sua participação e comportamento em um evento no estádio Luzhniki, em Moscou, no dia 18 de março”. A punição concedida ao atleta russo começou a valer na última quarta-feira (20).

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou em uma teleconferência que a punição da Fina mostrou que o esporte está “politizado”. Já o ministro do Esporte da Rússia, Oleg Matytsin, comentou que a suspensão foi “discriminatória”, segundo a agência de notícias Tass.

Após ter conquistado uma medalha de bronze nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, Rylov faturou dois ouros em Tóquio, no Japão, nos 100 e 200 metros costas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.