Na Unisanta, secretário estadual fala em estimular empreendedorismo e geração de empregos para jovens

Por Rodrigo Martins em 13/09/2023 às 06:00

Santa Portal
Santa Portal

O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, concedeu uma palestra aos alunos de Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta), na noite desta terça-feira (12), no auditório do Bloco E. Antes de falar com os estudantes, Prieto concedeu uma entrevista exclusiva ao Santa Portal e falou sobre os planos do Governo de São Paulo para estimular a geração de renda e criação de empregos na região da Baixada Santista.

“Queremos que a Baixada Santista evolua como centro de comércio, de negócios e empreendedorismo. O nosso objetivo é que as pessoas aqui tenham trabalho e o emprego seja garantido. Para isso a gente precisa falar nas faculdades sobre essa área do Direito, que no Brasil ainda é pouco falada. O Santa Cecília é um ambiente propício para isso. Falar sobre a questão da responsabilidade dos empresários, nos vários planos: penal, administrativo e tributário. É um tema importante e que define a economia dos países desenvolvidos. País desenvolvido tem essas responsabilidades muito bem calibradas, o empreendedor tem que ser prestigiado e não criticado. O nosso governo é direcionado ao empreendedor e ao trabalhador. Queremos lucro e emprego para o trabalhador brasileiro”, disse o secretário.

Além de ajudar o pequeno e o microempreendedor, o governo estadual criou o programa ‘Jovem Aprendiz Paulista’, que tem como ideia fomentar a contratação de jovens, gerando oportunidades e afastando-os das garras da criminalidade.

“O governo todo é direcionado ao empreendedorismo, ao emprego. Temos uma visão de valorização do empreendedor, seja o pequeno – aquele que tem uma padaria, uma pequena lojinha, um pequeno comércio ou um carrinho de sorvete – ou até mesmo para quem quer ter uma universidade como essa aqui em que estamos, o Santa Cecília. A nossa visão é que o empreendedorismo traz o emprego, traz uma melhoria de vida para toda a sociedade. Todo o nosso governo é orientado para isso. Nós estamos adotando várias medidas para isso e o Jovem Aprendiz vai dar mais oportunidade para a juventude, para que o tráfico não recrutar sozinho essa juventude”, afirmou Prieto.

O secretário pontuou que é preciso criar alternativas para que o jovem, que está em situação mais vulnerável, seja estimulado a seguir o caminho do trabalho.

“Não adianta falar e não ter um programa para o jovem. A ideia do governador Tarcísio, que com o apoio de toda a nossa equipe lançou esse programa, é ajudar o empresário e dar emprego para a juventude. Queremos fazer uma ‘concorrência do bem’ com o narcotráfico. Em muitas áreas não adianta ignorar isso, temos que oferecer oportunidade. Não é só fazer a crítica, temos que conceber projetos que resolvam isso. Nós temos pensado o tempo todo, colhido sugestões, e estamos implementando isso. Já estamos colocando o programa em funcionamento, inclusive aqui na Baixada Santista”, ressaltou.

Tanto o pequeno e microempreendedor, quanto o jovem que deseja fazer parte do programa do Governo do Estado de São Paulo, pode acessar o site do ‘Jovem Aprendiz Paulista’ clicando neste link.

Palestra na Unisanta

Prieto, que realizou a palestra com o tema “Livre Iniciativa e Responsabilidade Empresarial”, em atividade que fez parte da realização de palestras jurídicas promovidas pelo curso de Direito, destacou a sua satisfação em conversar com os estudantes da Unisanta.

“Me sinto totalmente em casa no Santa Cecília. Faz parte da minha história em Santos, para mim antes de mais nada é uma alegria estar aqui. E estar com os estudantes redobra a alegria, porque a gente se reenergiza com os estudantes”, declarou.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.