Mutirão elimina 110 focos com larvas do Aedes na Ponta da Praia

Por #Santaportal em 25/07/2019 às 13:52

SAÚDE – O 16º mutirão contra o mosquito Aedes aegypti de 2019, realizado ontem, eliminou 110 focos com larvas no bairro Ponta da Praia. Cerca de 80 agentes vistoriaram 2.779 mil imóveis, orientaram a população e eliminaram criadouros ou potenciais situações de risco de proliferação do transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

De acordo com o chefe da Seção de Controle de Vetores, Marcelo Brenna, a escolha do bairro está baseada no resultado do monitoramento das 439 armadilhas georreferenciadas (localização por coordenadas em mapa) na Cidade, que indicam semanalmente o aumento ou não da presença do vetor, e nas notificações de casos suspeitos e confirmados.

?Esta época do ano é mais tranquila, embora nosso inverno não seja tão rigoroso para impactar de forma significativa a reprodução do vetor. Em algumas armadilhas da Ponta da Praia, capturamos fêmeas do mosquito Aedes aegypti e isso faz com que tenhamos um alerta na área para mutirão, além das ações de rotina que são feitas no bairro normalmente pela equipe que trabalha vinculada à unidade de saúde?.

Nas vistorias, os agentes incluem idas ao subsolos de edifícios, onde a sombra permanente é atrativa à proliferação do mosquito. Para os moradores em geral, os mesmos lembretes sempre são destacados, como o uso de tela nos ralos e aplicação regular de produtos desinfetantes para evitar a formação de larvas. No caso das bandejas de geladeira é recomendável uso de detergente para não correr o risco de danificar o motor do refrigerador.

De janeiro até o momento foram eliminados 1.130 focos em mutirões, confirmados 113 casos de dengue, três casos de chikungunya e um de zika vírus entre residentes de Santos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.