09/03/2014

Mulheres vítimas da violência agora contam com Casa Abrigo

Por #Santaportal em 09/03/2014 às 14:55

Em Cubatão, mulheres vítimas de violência doméstica agora contam com abrigo e assistência especializada para novo recomeço, longe de ameaças ou agressões. Na tarde deste sábado, (8),Dia Internacional da Mulher, a prefeita Marcia Rosa inaugurou a Casa Abrigo, em uma solenidade simbólica no vão livre do Centro Multimídia do Novo Anilinas.

“As mulheres que se sentem ameaçadas não mais precisam dormir sob o mesmo teto de seu algoz”, afirmou a prefeita para uma plateia formada por vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e, claro, dezenas de mulheres. “Agora a mulher tem o seu lugar para receber cuidados e proteção. Isso é um grande avanço”. A localização do imóvel será mantida em sigilo por questão de segurança.

Evento –
A abertura da solenidade, por volta das 17 horas, contou com a apresentação da Companhia de Dança da Banda Sinfônica de Cubatão. Na sequência, o público foi envolvido pelas canções apresentadas pelo Coral Zanzalá, sob a regência da maestrina Nailse Machado Cruz.

Em seu pronunciamento em homenagem às mulheres, o secretário de Assistência Social, Genivaldo Linhares Brandão, destacou Maria, mãe de Jesus Cristo, “que experimentou uma das maiores violências que uma mulher poderia ter vivenciado ao ver seu filho preso na cruz. Na figura desta mulher, quero saudar e reconhecer a importância de cada uma de vocês”.

Van – Além de descerrar a placa comemorativa à criação da Casa Abrigo, a prefeita entregou à Secretaria de Assistência Social uma van adquirida com recursos da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres. O veículo ficará à disposição dos trabalhos desenvolvidos pela política municipal para voltada ao segmento feminino.

Em seu pronunciamento, Marcia Rosa enfatizou que a violência contra a mulher deve ser combatida todos os dias. E não só a agressão física. “Eu não aceito ouvir críticas contra a pessoa da mulher. Pode criticar a prefeita, a presidenta; nunca a mulher. Cada vez que alguém assim agir, se imponha, fale, conteste”, disse, em meio a aplausos.

A prefeita recordou algumas das ações que implementou para abrir campo de trabalho para o segmento feminino, como a contratação de mulheres para atuar como cobradoras no transporte coletivo e como vigilantes nos próprios municipais. “Não havia cobradores nos ônibus e eu exigi a contratação, com a destinação desses postos às mulheres. Antes, 90% dos vigilantes eram homens. Agora, em quase todas as escolas municipais as mulheres garantem a integridade do patrimônio”.

Ao final da solenidade, o público foi convidado pela professora Tatiana Carvalho para uma aula de zumba. Também prestigiaram a cerimônia, o vice-prefeito, Donizete Tavares do Nascimento; o presidente da Câmara, Wagner Moura; o vereador Ivan Hildebrando; a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres, Luciana Cruz; e Sueli Machado, do Conselho da Igualdade Racial, dentre outras autoridades.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.