Mulher é presa por maus tratos e cães são resgatados em Praia Grande
Por Santa Portal em 08/11/2024 às 05:00
Uma mulher, de 37 anos, foi presa em flagrante por maus tratos à animais no bairro Jardim Real, em Praia Grande, nesta quarta-feira (6). Ao todo, três cães em condições precárias foram resgatados pela Polícia Civil.
De posse de informações privilegiadas, os policiais civis foram até o Conjunto Residencial Palmas, onde encontraram dois filhotes de Lhasa Apso na sacada de um apartamento, em meio a fezes já com mofo e urina, inclusive seca, demonstrando que o local não era limpo há algum tempo. Não havia acesso a comida ou água e, no interior do imóvel, outro cão, com aproximadamente dois anos, estava em condições igualmente precárias.
Os filhotes estavam limitados a varanda somente, onde não havia sequer um coberto para poder se abrigar dos efeitos do sol ou da chuva. Os animais estavam com os pelos cobertos de impurezas (xixi) que poderiam causar sérias doenças do tipo dermatológicas, oftalmológicas e de infecção, além da falta de vacinas.
A ação da polícia evitou que os cães sofressem mais ou, pior, perdessem a vida devido à tamanha negligência de sua responsável. A operação, foi acompanhada pela médica veterinária da ONG Aliança Internacional do Animal, evidenciou o compromisso das autoridades com a proteção dos animais.
A veterinária confirmou que os animais estavam em um estado preocupante de higiene, podendo desenvolver sérias doenças, confirmando que a falta de cuidados básicos, colocava a saúde dos animais em sério risco.
Os cães foram imediatamente apreendidos e entregues aos cuidados da ONG, que se comprometeu a realizar os exames médicos necessários e garantir a vacinação e o bem-estar dos animais.
A mulher foi conduzida à Cadeia, acusada de crime de maus tratos a animais, conforme a Lei 14.064/2020, que torna esse crime inafiançável e prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos.