Movimento em bares e restaurantes da região deve ser 20% maior neste Dia das Mães

Por Santa Portal em 06/05/2024 às 16:00

Divulgação
Divulgação

Ninguém merece que no dia delas, fiquem na cozinha não é mesmo? Por isso, muitas famílias escolhem bares e restaurantes para poder passar o Dia das Mães e ter um almoço ou jantar especial. Na região da Baixada Santista são mais de 10 mil estabelecimentos deste gênero e a projeção do setor é super otimista. De acordo com o núcleo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel Baixada Santista, a expectativa é de que o movimento no domingo de Dia das Mães seja 20% maior do que no ano passado. 

“É uma data que muitas pessoas querem tirar as mães de casa e passar um dia diferente, por isso, o setor já se prepara para receber estas famílias. É um dia de muito trabalho, mas a recompensa vale a pena. Pelo que temos conversado com comerciantes e empresários o aumento será considerável”, diz Guilherme Karaoglan, diretor do núcleo da Abrasel BS e dono de dois restaurantes. 

Por isso, a preparação começa bem antes. “Já saímos as compras e deixamos tudo preparado. Orientamos os comerciantes a fazer o mesmo para que tudo saia perfeito nesta data especial”, pontua Luan Paiva, diretor do núcleo da Abrasel BS.

A projeção feita na Baixada Santista segue uma tendência nacional. De acordo com um levantamento feito pela Abrasel Nacional, os empresários estão otimistas. Dos entrevistados, 77% planejam abrir as portas e destes 78% esperam superar o faturamento de 2023. Inclusive, o número nacional acompanha o regional e o aumento de clientes deve ser 20% a mais do que no ano passado.

O índice Abrasel-Stone, que monitora o volume de vendas, ouviu 3.069 empresários entre os dias 22 e 29 de abril. Foi registrado um aumento de 5,2% em março comparado a fevereiro. Só para se ter uma ideia, eram 31% de empresas no vermelho em fevereiro, número que caiu para 25 % em março. Já 40% ficaram equilibradas e 35% tiveram lucro. O faturamento para 52% dos empresários foi maior em março. Os dados de abril ainda estão sendo computados. 

“Há notícias boas, como o aumento nas vendas em março e a queda no número de empresas realizando prejuízo. Mas não podemos esquecer que este número ainda é extraordinariamente alto. Quase dois terços do setor não conseguiram obter lucro em março. E temos situações que precisam de atenção especial, como a do sul do país, com uma crise humanitária por causa das chuvas”, destacou Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

A inflação foi um destaque negativo registrado pelo setor. Quase 57% dos entrevistados afirmaram que não conseguiram acompanhar o aumento inflacionário, que foi de 1,42% no primeiro trimestre do ano. Desse grupo, 40% não conseguiram reajustar seus preços de cardápio e 17% fizeram ajustes abaixo da inflação. Por outro lado, 34% conseguiram aumentar os preços conforme a inflação e apenas 9% ajustaram acima do índice.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.