04/07/2022

Morre o professor Albertino Aor da Cunha, pioneiro do telejornalismo

Por Santa Portal em 04/07/2022 às 22:21

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Morreu nesta segunda-feira (4), durante a tarde, o professor de Jornalismo Albertino Aor da Cunha, aos 92 anos, que lecionou na Universidade Santa Cecília e foi um dos pioneiros do telejornalismo. Ele faleceu em casa, em São Paulo.

Segundo familiares, o professor faleceu por volta das 17h, e o enterro acontece nesta terça-feira (5), no Cemitério do Araçá, em São Paulo. 

Trajetória

Albertino foi um dos pioneiros da televisão, atuando inclusive na implementação do meio de comunicação no Paraguai, a convite de amigos. Há cerca de 60 anos, quando o primeiro canal de televisão foi implementado no país vizinho, uma equipe de brasileiros e argentinos se deslocou para trabalhar no projeto. O professor foi um dos convidados para supervisionar um investimento e acabou se encantando por Assunção, ficando no Paraguai.

O primeiro trabalho de Albertino Aor da Cunha foi na Publicidade Biedermann, onde foi contratado como cartunista e fotógrafo, profissão que o levou a uma empresa de eventos e, mais tarde, para a produção do noticiário nacional e para o cinema.

Albertino também atuou por sete anos na TV Tupi, em São Paulo. No Paraguai realizou também trabalhos na embaixada americana, para fotografia e iluminação, e para uma agência de publicidade. Ainda na TV Tupi, Cunha trabalhou com a atriz Vida Alves, protagonista do primeiro beijo na televisão brasileira em uma novela.

Na Universidade Santa Cecília, foi professor do curso de Jornalismo e publicou diversos livros. Uma sala foi nomeada em sua homenagem para prestar o devido tributo à trajetória como educador.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.