Morre em Santos Romualdo Arppi Filho, árbitro da final da Copa do Mundo de 1986

Por Santa Portal em 05/03/2023 às 11:23

Reprodução/Terceiro Tempo
Reprodução/Terceiro Tempo

O ex-árbitro de futebol Romualdo Arppi Filho morreu neste domingo (5), aos 84 anos, em Santos. Arppi Filho, que apitou a final da Copa do Mundo de 1986, veio a óbito em decorrência de problemas renais após dias internado no Hospital Ana Costa.

Nascido em Santos, ele foi um dos principais juízes do futebol brasileiro e o segundo árbitro do país a apitar uma final de Copa – em 1982, Arnaldo César Coelho esteve na decisão entre Alemanha e Itália.

No Mundial de 1986, além da final entre Argentina e Alemanha, vencida pelos sul-americanos, o ex-árbitro esteve comandando as partidas entre França e União Soviética (1 a 1), além da vitória do México sobre a Bulgária (2 a 0).

Arppi Filho também apitou duas finais de Campeonato Brasileiro, uma final do Mundial de Clubes e esteve em três Olimpíadas (1968, 1980 e 1984).

Na gestão do ex-presidente do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira, Romualdo Arppi Filho foi homenageado pelo clube ao dar nome para a Sala dos Árbitros do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), por sua brilhante carreira no futebol brasileiro.

O velório do ex-árbitro – que deixou três filhos e três netos – está sendo realizado na Santa Casa de Santos. O sepultamento ocorre às 15h.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.