21/06/2024

Morre Dona Celeste, mãe de Pelé, aos 101 anos

Por Santa Portal em 21/06/2024 às 13:45

Reprodução/Instagram Pelé Foundation
Reprodução/Instagram Pelé Foundation

Celeste Arantes do Nascimento, mãe do Rei Pelé, morreu nesta sexta-feira (21), aos 101 anos, em Santos. A morte ocorreu em decorrência da idade avançada dela.

Dona Celeste estava internada no Hospital SerPiero, no bairro Vila Mathias, desde o último sábado (15).

Além de Pelé, Celeste teve mais dois filhos: Jair (Zoca) e a caçula Maria Lúcia. Todos os filhos da mãe do Rei foram frutos do casamento com João Ramos do Nascimento, o Dondinho, pai de Pelé.

Dona Celeste teve Pelé na cidade mineira de Três Corações em 23 de outubro de 1940, quando ela tinha apenas 18 anos.

A família do Rei do Futebol passou boa parte de infância e adolescência em Bauru, no interior de São Paulo. Foi lá que o Atleta do Século XX começou a jogar, influenciado pelo pai, Dondinho. Anos depois, Pelé foi morar em Santos e começou a jogar no Peixe.

Dona Celeste tem sete netos que são filhos do Rei do Futebol – três de seu casamento com Rosemeri Cholbi (Kely Cristina, Edinho e Jennifer), dois da união com Assíria Lemos (Celeste e Joshua), além de Flávia Christina, fruto de uma relação extraconjugal. Já Sandra Regina, neta de Celeste que conseguiu o reconhecimento de paternidade de Pelé na Justiça, morreu em 2006.

Homenagens

Por meio de suas redes sociais, Edinho lamentou a morte da avó. “Descanse em paz, Vó”, escreveu o filho do Rei.

A Pelé Foundation, que gerencia a marca do Rei, também se manifestou. “É com profundo pesar que informamos o falecimento da mãe de Pelé, Dona Celeste. Uma referência como mãe, que ensinou valores humanitários que o Edson difundiu e defendeu por toda a sua jornada. Hoje os sentimentos se misturam. Lamentamos profundamente a despedida de ‘Celestinha’, como seu filho carinhosamente a chamava. Enquanto ao mesmo tempo, seremos eternamente gratos por ela ter existido”, afirma.

“A Pelé Foundation envia todo seu afeto e solidariedade a família Arantes do Nascimento. Que encontremos conforto nessas lindas imagens, pois por trás de cada ídolo que conhecemos há uma mãe que fornece toda a estrutura necessária para alcançarmos nossos sonhos. Dona Celeste é a rainha-mãe e estará para sempre carinhosamente guardada em nossas memórias e corações”, conclui a nota.

Através de uma nota oficial, “o Santos Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Celeste Arantes do Nascimento, mãe do nosso eterno Rei”. O Alvinegro Praiano decretou luto oficial de três dias e a bandeira foi hasteada à meio mastro.

“Foram 101 anos de uma história de vida inspiradora. De uma mulher negra que enfrentou as infinitas adversidades da vida pelo bem de sua família. Descanse em paz, Rainha. O carinho, a admiração e a gratidão da nação santista são para sempre”, completa a nota do Santos.

Velório e sepultamento

O velório de Celeste Arantes do Nascimento será realizado a partir das 9h deste sábado (22), no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos. O sepultamento – restrito aos familiares – está marcado para 15h, no mesmo local.


Foto: Reprodução/Instagram Pelé Foundation
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.