Morre aos 72 anos Negrelli, um dos maiores nomes do vôlei santista e brasileiro

Por Santa Portal em 14/09/2022 às 08:32

Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal

Um dos maiores nomes do vôlei da região e nacional, José Oswaldo Fonseca Marcelino, o Negrelli, morreu aos 72 anos, nesta quarta-feira (14). O ex-jogador de voleibol estava internado em um hospital de Santos.

A informação do falecimento de Negrelli foi confirmada pela filha do ex-atleta, Fernanda Navarro de Andrade, por meio de suas redes sociais. “Queridos amigos, é com muita dor e tristeza que informo que meu pai Negrelli, José Oswaldo Fonseca Marcelino, nos deixou nessa madrugada”, escreveu.

O prefeito Rogério Santos lamentou a morte do ídolo do vôlei. “O mundo esportivo acordou triste, nesta quarta, com a notícia do falecimento do nosso querido Negrelli, o José Oswaldo Fonseca Marcelino, um dos grandes atletas de vôlei do Brasil, que levou o nome de Santos para o mundo”, escreveu em suas redes sociais. A Prefeitura de Santos decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento.

O velório de Negrelli será realizado a partir das 9h desta quarta no Memorial Necrópole Ecumênica. A cremação vai acontecer às 18h, no mesmo local.


Foto: Divulgação/Santos FC

Trajetória vitoriosa no vôlei

Negrelli tem uma trajetória de sucesso no vôlei brasileiro. No currículo do ex-atleta figuram importantes conquistas em passagens pela seleção brasileira e santista como, por exemplo, o vice-campeonato panamericano, o tetracampeonato sul-americano, o pentacampeonato nacional e a sétima colocação na Olimpíada de Munique (Alemanha), em 1972, além de sete títulos estaduais e de outros oito nos Jogos Abertos do Interior.

No total, foram mais de 550 participações pela equipe de vôlei do Santos Futebol Clube (como atleta e técnico), quase 120 jogos pela seleção brasileira e mais de 260 pela seleção santista.

O Santos também se manifestou sobre a morte de Negrelli. “O Santos FC lamenta o falecimento de um dos principais atletas da história do Clube. José Oswaldo da Fonseca Marcelino, o lendário Negrelli, de 72 anos, em Santos. Jogou basquete no Alvinegro Praiano, mas foi no vôlei que ganhou o grande destaque. O Clube decretou luto oficial de três dias e a bandeira foi hasteada à meio mastro”.

Em 2002 foi homenageado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). 

Negrelli também foi professor da Fefesp e da escolinha de voleibol do Santa Cecília. Atualmente, ele era professor titular da Unisanta e coordenador de um projeto social.


Foto: Arquivo/Divulgação Santos FC


Foto: Arquivo/Divulgação Santos FC

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.