Moradores protestam contra suposto fechamento de prontos-socorros na Área Continental de São Vicente

Por Santa Portal em 06/11/2021 às 07:40

(Foto: Bárbara Silva/Santa Portal)
(Foto: Bárbara Silva/Santa Portal)

Moradores de São Vicente se reuniram em frente à prefeitura na tarde desta quinta-feira (4) para protestar contra o suposto fechamento de dois prontos-socorros na Área Continental. De acordo com um dos representantes do movimento, trata-se de um boato, e os moradores cobram um posicionamento oficial da prefeitura.

Michel Leite Viana, que é um dos representantes do protesto, afirma que os prontos-socorros que seriam fechados ficam nos bairros Humaitá e Parque das Bandeiras. Segundo ele, a contrapartida seria a abertura de um novo pronto-socorro no bairro Rio Branco.

“A gente está aqui em frente a prefeitura de São Vicente em razão de um ruído que circula na cidade, de que há a possibilidade do fechamento dos prontos-socorros do Parque das Bandeiras e do Humaitá, e eles dizem que em contrapartida vão abrir um pronto-socorro no Rio Branco, que fica em um terreno alugado”, diz Viana.

Protesto São Vicente Pronto-Socorros
(Foto: Bárbara Silva/Santa Portal)

“A gente não está lutando para que não abra o pronto-socorro do Rio Branco, a gente quer que tenha um pronto-socorro em cada bairro, a gente quer que abra no Rio Branco, mas não queremos perder os prontos-socorros do Humaitá e Parque das Bandeiras, que são em prédios próprios”, explica.

O manifestante diz que espera que o prefeito Kayo Amado (Pode) dê uma resposta confirmando ou negando o fechamento das unidades de saúde nos bairros. “A gente quer que o prefeito venha a público dizer se vai fechar ou não. O que a gente quer é que ele dê essa palavra de que não vai fechar, e sim abrir mais um.”

Protesto São Vicente Pronto-Socorros
(Foto: Bárbara Silva/Santa Portal)

“A gente vai perder dois prontos-socorros para ganhar um, então a comunidade tem que se unir, se manter firme na luta. A gente não pode perder o pouco que a gente já tem, ficamos em uma área isolada, a gente está no continente”, finaliza Viana.

Morador da Área Continental há quase 40 anos, Anderson Ramos esteve na manifestação para se expressar contra a suposta decisão de fechamento das unidades de saúde. “Moro na Área Continental desde 1982, vai fazer 40 anos, e o pronto-socorro é muito importante para Área Continental, para todos, independente de onde seja, no Parque das Bandeiras ou Humaitá, e vai ser muito difícil se vier a fechar realmente. Queremos que o prefeito venha a público tomar uma decisão, que ele não fique em cima do muro”, disse.

Protesto São Vicente Pronto-Socorros
(Foto: Bárbara Silva/Santa Portal)

Resposta

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que uma análise criteriosa tem sido feita desde o início do ano sobre a situação de toda a rede de saúde do Município. Esses estudos vão embasar projetos de melhoria na infraestrutura e no serviço das unidades. Toda e qualquer melhoria que seja feita, será amplamente debatida com a população e terá o objetivo primordial de garantir um melhor ambiente de trabalho e o atendimento digno dos usuários do sistema de saúde“.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.