08/08/2018

Moradores denunciam descarte irregular de lixo hospitalar em Santos

Por #Santaportal em 08/08/2018 às 09:56

SANTOS – Um post feito na página Viver em Santos sobre materiais hospitalares descartados de forma irregular na Rua Monsenhor de Paula Rodrigues, em Santos, causou grande polêmica esta semana.

De acordo com a publicação, um catador de reciclável ficou nervoso ao encontrar o material dentro de caçambas de lixo em sacos convencionais de lixo. Havia material com nome do paciente, idade, data de nascimento, plano de saúde e até um visto do responsável na bolsa com válvulas. No local havia injeções, bolsas de soro e até fraldas.

As caçambas estavam na lateral do Hospital São Lucas. Procurado pela reportagem,  a Administração do Hospital respondeu que o PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Hospital São Lucas segue as diretrizes da RDC/ANVISA nº 306 da Resolução Conama nº 358.

Ainda ressaltou que o Hospital possui um abrigo exclusivo para resíduos infectantes e todos os funcionários são orientados e treinados periodicamente sobre a correta segregação de tais resíduos.

Entendemos que se houve um descarte inadequado, tal fato foi pontual e estamos averiguando o caso a fim de esclarecê-lo e nos certificamos de que não ocorra novamente. 

Em nota, a Prefeituira de Santos disse que a Secretaria de Meio Ambiente foi até o local e intimou o hospital a apresentar, em oito dias, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, como determina o Programa Recicla Santos. Disse ainda que a fiscalização manterá o local sob monitoramento.

Regras
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar gerado – da origem ao destino (aterramento, radiação e incineração). Estas regras de descarte atingem hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde. O objetivo da medida é evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes que atinjam profissionais que trabalham diretamente nos processos de coleta seletiva do lixo hospitalar, bem como no armazenamento, transporte, tratamento e destinação desses resíduos.

O descarte do lixo hospitalar deve ser feito em sacos de lixo branco, e não em sacos pretos, como os de resíduos comuns, e ficar em local separado para que possa ser recolhido de forma correta, sem causar risco ao coletor.

noticia2018885633964.jpg
Reprodução / Viver em Santos e Região

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.