Moradores da Baixada podem destinar parte do Imposto de Renda para ajudar crianças carentes
Por Santa Portal em 27/04/2022 às 06:05
Os moradores das nove cidades da Baixada Santista que fazem a declaração de Imposto de Renda no modelo completo podem destinar parte do imposto às ações voltadas às crianças e adolescentes da cidade por meio da Campanha Destinação Criança.
A Campanha Destinação Criança é uma forma de reverter o dinheiro pago ao IR para projetos sociais da cidade. A iniciativa é uma campanha metropolitana, iniciada pela prefeita de Praia Grande e presidente do Condesb, Raquel Chini (PSDB). A ação foi definida em uma reunião online nesta terça-feira (26).
A doação pode ser feita diretamente no Programa da Receita Federal. O limite de até 3% para pessoa física e 1% para pessoa jurídica é calculado no programa sobre o imposto apurado na declaração. Quem doa contribui para projetos em benefício de crianças e adolescentes de cada Município.
A vantagem para os doadores é que o valor destinado, conforme regras estabelecidas na legislação, diminui o Imposto de Renda a pagar ou aumenta o valor da restituição do Imposto de Renda.
Para fazer parte da corrente do bem e garantir o financiamento de ainda mais projetos no ano de 2022, siga os passos abaixo:
1. Na aba ‘Fichas da Declaração’, selecione ‘Doações Diretamente na Declaração’;
2. No quadro à direita, clique em ‘Novo’;
3. Em ‘Tipo de Fundo’ escolha ‘Municipal’;
4. À direita, o programa indicará o valor máximo disponível para doação. No campo à esquerda, especifique o valor que deseja doar;
5. Para confirmar, clique em ‘Ok’;
6. A destinação será confirmada em linha na parte superior.
De acordo com o Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Praia Grande (CMDCA), Tadeu Costa, a doação é muito importante. “Todos os valores são revertidos em projetos sociais de entidades do terceiro setor da nossa Cidade. Organizações que atuam
diretamente com crianças e adolescentes de várias idades”.
Segundo Raquel, a iniciativa é extremamente benéfica para as Cidades, sendo importante divulgar junto às empresas de contabilidade, associações comerciais e os demais envolvidos para apresentar as vantagens da doação. “É um dinheiro que fica nas Cidades e beneficia diretamente nossas crianças e adolescentes. Além disso, valoriza o trabalho de ONGs sérias que realizam projetos para esse público”.
Doação
Também é possível adiantar a doação da declaração do ano que vem, ao longo de todo o ano de 2022. Neste caso, a doação é feita por depósito bancário na conta do Fundo Municipal e o limite para doar sobe para 6% da declaração.