Mongaguá registra diminuição de quase 95% dos casos de Dengue

Por Santa Portal em 11/01/2023 às 10:25

Divulgação/Governo do Estado de SP
Divulgação/Governo do Estado de SP

Os casos de Dengue no Município foram reduzidos em 94,96%, entre 2021 e 2022. Ao todo, 377 pessoas contraíram a doença em 2021, contra 19 ocorrências no último ano. Os números refletem as ações da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), pela cidade.

Na prática, as equipes realizam atividades voltadas à conscientização sobre a importância do combate ao Aedes aegypt, além de intervenções estratégicas, como a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que consiste em vistorias dos imóveis, de forma amostral, tendo por objetivo quantificar a infestação de mosquitos em todas as áreas da cidade, além de colher dados sobre os principais tipos de criadouros; quantos estavam com água parada, quantos tinham larvas de mosquito e, destes, quantos estavam com larvas do Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, Dengue, Zika e Chikungunya.

Essas ações acontecem, principalmente, por meio de mutirões pelos bairros, com visitas técnicas em residências, além de comércios específicos, como ferros-velhos. Em paralelo, há a aplicação de inseticida e larvicida.

“Seguiremos empenhados em combater o mosquito. A redução dos casos é uma prova do trabalho que estamos desenvolvendo nos últimos anos. No entanto, é de extrema importância que a população colabore com os agentes de Endemias, possibilitando as visitações em suas residências e contribuindo com a eliminação de focos transmissores”, destaca a chefe da UVZ, Kelly Capatto.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.