Modelo de São Vicente estreia em seriado em comemoração ao Bicentenário da Independência

Por Laila Aguiar em 05/09/2022 às 11:41

Modelo de São Vicente estreia em seriado em comemoração ao Bicentenário da Independência
Modelo de São Vicente estreia em seriado em comemoração ao Bicentenário da Independência

A série Independências estreia nesta quarta-feira (7), na TV Cultura, em comemoração ao Bicentenário da Independência. Aliás, no seriado também acontecerá a estreia da modelo de São Vicente Sophia Villana Ramalho de Brito como atriz.

A modelo, de 15 anos, foi chamada para interpretar Maria da Glória, primogênita de Dom Pedro I e da Imperatriz Leopoldina. A modelo acabou sabendo do papel de surpresa. “Fui informada do papel na prova de roupa, achei que era figuração. A agência não me falou nada”, relembra.

As cenas com a participação da Sophia se passam durante o período da adolescência da princesa. A primeira participação é gravada durante a coroação da Maria da Glória. A segunda, e mais complicada, acontece durante o leito de morte do Dom Pedro I, onde a modelo passou duas horas agachada.

Reprodução/Arquivo pessoal

De acordo com Sophia, esse era um sonho antigo, já que ela e a irmã já trabalharam com campanhas publicitárias. “Sempre foi um sonho. Nunca vou esquecer.” A oportunidade deixou a modelo com ainda mais vontade de exercer a profissão. “Fiquei encantada com a facilidade que eles entram nos personagens.”

A participação deixou a família e amigos orgulhosos, já que Sophia passou por problemas de saúde recentemente. “Ficamos muito felizes, é um meio muito difícil.”, relata Alexandra Villanova Ramalho, professora e mãe da modelo.

Superação da anorexia

Sophia foi diagnosticada com anorexia (distúrbio alimentar que leva a pessoa a ter uma visão distorcida de seu corpo) no final do ano passado. Neste ano, a modelo passou a fazer tratamento com psicólogos para amenizar os problemas causados pelo distúrbio alimentar. “Achava que não conseguiria fazer mais nada.”

A modelo relembra que teve que parar com o balé, pois não tinha força para exercer a atividade. De acordo com ela, aos pais foram informados sobre o distúrbio alimentar recentemente. Sophia chegou a pesar 35 kg e os principais sintomas eram sono, frio e mudanças de humor.

A princípio ela chegou a ir em um centro espírita que a família frequenta e, segundo ela, foi informada que ela seria exemplo para outros jovens. “Depois tudo fez sentido.”

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o distúrbio atinge 5% da população brasileira – cerca de 10 milhões de pessoas. A modelo relata que a cobrança por corpos perfeitos e a falta de discussão sobre o assunto dificulta a identificação.

Sophia está organizando palestras em escolas para poder conscientizar os adolescentes sobre o tema e os problemas que o distúrbio pode causar. “Me sinto orgulhosa de ter essa força”, conta Sophia.

Independências

A série tem a participação de Antônio Fagundes, interpretando D. João 6º, Ilana Kaplan como Carlota Joaquina e Daniel de Oliveira no papel de Dom Pedro 1. A obra é dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

Os episódios vão estar disponíveis todas as quartas-feiras, a partir do dia 7 de setembro, na TV Cultura.

De acordo com Sophia, “a proposta é mostrar que a independência foi dolorosa e que pouca coisa mudou.”

D. João 6º (Antonio Fagundes) e Carlota Joaquina (Ilana Kaplan). Divulgação/TV Cultura
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.