27/03/2019

Moçambique confirma surto de cólera e se preocupa com outras doenças

Por Agência Brasil em 27/03/2019 às 09:32

SURTO – As autoridades de Moçambique disseram nesta quarta-feira (27) que há um surto de cólera na Beira. Cinco casos foram confirmados.

Segundo a Direção Nacional de Saúde, as mortes ocorreram no bairro da Munhava, o mais populoso de Beira, na província de Sofala. O receio é que, após esses casos de cólera confirmados em laboratório, a doença se espalhe.

Há 2.700 casos identificados de diarreia na região, mas ainda sob investigação.

As autoridades de Moçambique trabalham também com a possibilidade de outras doenças se alastrarem no país, como tifo e malária.

O país busca sobreviver aos impactos da passagem do ciclone Idai, cuja força dos ventos atingiu 200 quilômetros por hora, provocando a devastação de vilarejos inteiros, causando mortes e isolando pessoas. O número de mortes supera 446.

Visita do Papa
O papa Francisco fará uma viagem apostólica a Moçambique, Madagascar e Maurício, na África, entre os dias 4 e 10 de setembro de 2019, informou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti.

De acordo com o Vaticano, o Pontífice aceitou um convite dos respectivos chefes de Estado e bispos dos países africanos. A programação completa ainda não foi revelada, mas o comunicado da Santa Sé adianta que Jorge Bergoglio visitará as cidades de Maputo, em Moçambique, Antananarivo, em Madagascar, e Port Louis, em Maurício.

A confirmação da viagem acontece poucos dias depois do líder da Igreja Católica anunciar uma doação no valor de 150 mil euros para ajudar as populações atingidas pelo ciclone Idai, que matou mais de 700 pessoas em Moçambique, Zimbábue e Malauí, no sul da África.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.