Missa no alto do morro abre festejos em homenagem à Nossa Senhora

Por #Santaportal em 23/08/2020 às 14:25

(Atualizada às 17h45) 

PADROEIRA DE SANTOS – Começaram na tarde deste domingo (23), as celebrações em homenagem à Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos. Neste ano, para evitar o contágio do novo coronavírus, não haverá procissão pela Cidade e as missas realizadas na Catedral de Santos terão limitação de pessoas.

Até o dia 8 de setembro, dia em que é comemorada a festa da Padroeira, missas e novenas serão transmitidas pela Catedral Diocesana em seu canal no YouTube e na página do Facebook. Os festejos também serão exibidos pela Santa Cecília TV.

No início da tarde deste domingo, uma missa foi celebrada no Santuário do Monte Serrat. A cerimônia foi restrita a vinte moradores do morro, que além de respeitarem o distanciamento, utilizaram máscaras de proteção. Ao término da celebração, soldados do 2º Batalhão da Infantaria Leve de São Vicente conduziram a imagem da santa do alto do Monte Serrat ao bondinho. Essa será a primeira vez que a imagem não descerá em procissão pelas escadarias do morro, para evitar aglomeração. Uma queima de fogos marcou o início dos festejos. 

Devota de Nossa Senhora do Monte Serrat, a cabeleireira Francisca Conrado de Sá Clemente estava entre os poucos participantes que acompanharam a missa no alto do morro. Ela afirma que, apesar das mudanças no formato da festa, é grata pelo evento não ter sido suspenso.

noticia20208232352476.jpg

“Trabalho aqui como voluntária há 35 anos, junto com minha família. Esse ano tudo foi novidade pra gente. Por causa da pandemia, pra mim que sou devota de Nossa Senhora, foi muito difícil. Mas damos graças a Deus que, mesmo com distanciamento, a festa foi mantida, de forma mais simples, mas grandiosa em misericórdia e amor”, afirmou.

Ainda neste domingo, a imagem da santa percorre as ruas da Cidade, em uma carreata que seguirá até a Catedral de Santos, no Centro Histórico. No local, às 18h30, ela será acolhida pelo bispo Dom Tarcísio Scaramussa, que vai celebrar uma missa presencial com credencial para apenas 100 pessoas.

 

noticia20208232329965.jpg

 

Carreata

Com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e dos guardas municipais, a imagem seguiu pela Avenida São Francisco, passando por algumas ruas do Centro de Santos. Depois seguiu para a Zona Noroeste, passando pelas avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima.

A carreata continuou pelos bairros da Areia Branca e Castelo. Já na Avenida Jovino de Melo, a santa fez uma parada bem em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste. No local foi realizada uma homenagem aos profissionais de saúde.

Depois da primeira parada, a santa retornou para a entrada de Santos. Ela seguiu pelo Túnel Rubens Ferreira Martins e passou pela Santa Casa de Santos. Na sequência, percorreu pelas ruas do bairro Jabaquara, Vila Belmiro, Marapé, José Menino e Canal 2. A carreata ainda passou em frente aos hospitais Beneficência Portuguesa e Vitória, além da UPA Central.

Orações foram feitas pelo pároco da Catedral de Santos, Claudenil Moraes, em frente às unidades. Ele pediu proteção aos profissionais de saúde. 

 

noticia20208233027193.jpg

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.