Ministro da Saúde lança unidade móvel para caminhoneiros em Cubatão

Por Santa Portal em 25/06/2026 às 05:00

Secom Cubatão/Thiego Barbosa
Secom Cubatão/Thiego Barbosa

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta quarta-feira (24) do lançamento oficial da Unidade Móvel de Saúde do Caminhoneiro e Caminhoneira, instalada no EcoPátio Cubatão. A iniciativa integra o programa federal Agora Tem Especialistas e busca ampliar o acesso de profissionais do transporte rodoviário a consultas, exames, vacinação e outros serviços de saúde.

Apesar da inauguração ocorrer nesta quarta, a estrutura está em funcionamento desde a semana passada. Até terça-feira (23), foram registrados 462 atendimentos, sendo 131 consultas médicas, 232 procedimentos, 64 testes rápidos e 35 doses de vacinas aplicadas.

Segundo Padilha, o programa foi criado para alcançar trabalhadores que passam longos períodos longe de casa e têm dificuldade de acessar serviços de saúde. Dados do Ministério da Saúde indicam que, entre cerca de 400 mil caminhoneiros cadastrados em unidades de saúde no país, 40% nunca receberam atendimento.

“Criamos uma estrutura para atender pessoas que muitas vezes estão longe de suas cidades e acabam não tendo tempo de procurar uma unidade de saúde”, afirmou o ministro.

Ao lado de autoridades municipais, o prefeito de Cubatão, César Nascimento (PSD), destacou a escolha da cidade para receber a unidade. Segundo ele, o município ocupa posição estratégica na logística nacional e abriga um dos maiores pátios reguladores de caminhões do país.

De acordo com a administração municipal, cerca de 10 mil caminhões circulam diariamente pelos pátios de regulação instalados na cidade. Para o prefeito, a proximidade dos serviços de saúde pode contribuir para o acompanhamento de doenças crônicas comuns entre motoristas, como hipertensão e diabetes.

“Cuidar da saúde de quem movimenta a economia do país também é uma forma de tornar nossas estradas mais seguras”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Joyce Monte, afirmou que a iniciativa atende a uma demanda histórica da categoria e contribui para ampliar o acesso desses profissionais ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo ela, a dinâmica da profissão dificulta que caminhoneiros procurem atendimento regular em unidades de saúde. A secretária também ressaltou a parceria entre o município e o Ministério da Saúde na operação do serviço, que conta com a participação de profissionais da rede municipal.

Atualmente, o Ministério da Saúde mantém dez unidades móveis instaladas em pátios de regulação de caminhões em diferentes regiões do país. Além de consultas e exames, os equipamentos oferecem atualização vacinal e encaminhamento para a rede pública local quando necessário.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.