Ministro da Infraestrutura anuncia investimento de R$ 1,8 bilhão para ferrovia do Porto de Santos

Por Santa Portal em 24/09/2021 às 20:53

Foto: Santa Cecília TV
Foto: Santa Cecília TV

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visitou os acessos à ferrovia do Porto de Santos nesta sexta-feira (24). Ele anunciou o investimento de R$ 1,8 bilhão para a expansão da ferrovia por meio de um consórcio entre empresas do setor privado.

O atual grupo que presta serviços é formado por três empresas, e será integrado ao projeto da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). A estimativa é de que o projeto seja implantado a partir de 2022.

“A gente vai ter integração, que a gente vai ter pátio e a gente vai diminuir o tempo de operação ferroviária no Porto de Santos. A gente vai conseguir operar com composições maiores e a gente vai garantir uma tarifa adequada. Então, a gente está bastante tranquilo com relação a isso. Há capacidade para [a ferrovia] ser ampliada com os investimentos, com certeza. A gente está prevendo na ferradura mais de um bilhão de reais de investimento”, disse o ministro.

O ministro chegou à região de trem, pela Serra do Mar. Durante o trajeto, ele pôde observar as estruturas das locomotivas, vagões e linhas férreas. Ao chegar no Armazém 7 do Porto de Santos, Tarcísio Gomes de Freitas analisou o sistema na Baixada Santista.

Tarcísio Gomes de Freitas
(Foto: Valdênio Biano/Santa Cecília TV)

Ele considerou a situação preocupante, mas avaliou com otimismo o aumento na movimentação, já que o complexo ferroviário do Porto de Santos tem estrutura para movimentar 50 milhões de toneladas de carga por ano, e atualmente, movimenta 48 toneladas ao ano. Dessa forma, os investimentos se provam necessários.

“A gente está atingindo a capacidade de movimentação, então a gente tem uma capacidade hoje de movimentar 50 milhões de toneladas via ferrovia, e é interessante, por um lado, ver que a gente já está movimentando 48, então significa que a recepção de carga via ferrovia é cada vez maior”, considerou.

Para o ministro, a ferrovia tem uma importância cada vez maior no Porto de Santos. “No entanto, mostra que a gente tem um gargalo, a gente está chegando no limite da nossa capacidade. Então, esse arranjo que envolve o novo desenho da ferrovia de Santos é fundamental, e nesse sentido a gente viu realmente a necessidade de fazer, de imediato, a ferroviária aqui no Outeirinhos, que é fundamental para o aumento de capacidade para a questão da manobrabilidade, e a gente ganhar, com isso, eficiência”, disse.

O ministro da Infraestrutura se diz animado com o futuro do Porto de Santos, e acredita que os investimentos serão benéficos para toda a Baixada Santista. Sobre a desestatização do Porto, a expectativa é de investir R$ 16 bilhões, e integrar ainda mais a ferrovia com o cais.

“A gente sai dessa visita extremamente animado com relação ao futuro, com relação ao que está sendo previsto no modelo desestatização, que tá prevendo, de antemão, algo em torno de 16 bilhões de reais em investimentos. A gente deve soltar a consulta pública para esse projeto de desestatização no final de outubro, talvez em meados do mês de novembro, é um processo que já está bastante adiantado, e estamos fechando as últimas questões regulatórias. Ficamos animados também com relação à integração ferroviária, ou seja, a ferrovia realmente vai ficar cada vez mais presente também no Porto de Santos e a gente vai ter um Porto que vai ser cada vez mais operacional, mais eficiente. Então, o futuro para Santos é um futuro muito bacana, a gente está bastante otimista”, finalizou.

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