12/09/2016

Ministra Carmén Lúcia assume presidência do Supremo Tribunal Federal

Por Agência Brasil em 12/09/2016 às 17:00

BRASIL – A nova liderança do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Carmén Lúcia, assume hoje (12), com um mandato de dois anos. Ela é sucessora de Ricardo Lewandowski e conta com o novo vice-presidente, o ministro Dias Toffoli. A sessão começou com atraso de meia hora e teve cerca de dois mil convidados.

Estiveram presentes o presidente Michel Temer, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na mesa de honra, além de outras autoridades. Esta é a primeira vez que Lula comparece a uma posse no Supremo após deixar a presidência da República. Lula também foi o responsável pela nomeação de sete dos atuais ministros do STF.

A cerimônia foi aberta com o cantor e compositor Caetano Veloso interpretando o Hino Nacional. Em seguida, os ministros prestaram juramento à Constituição. Empossados, Cármen e Toffoli vão receber os cumprimentos dos convidados e dos membros da Corte. Antes do encerramento, Cármen Lúcia fará um discurso.

Na posse, Cármen Lúcia quebrará o protocolo do Supremo e não haverá a tradicional festa de recepção aos convidados, bancada por associações de magistrados em todas as posses de ministros da Corte.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.