Ministério Público denuncia jovem que esfaqueou o avô em Santos
Por Santa Portal em 10/10/2024 às 10:00
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) denunciou Hariel Borges da Silva, que tentou matar o próprio avô a facadas em julho deste ano no bairro Aparecida, em Santos. O MPSP também pediu a manutenção da prisão preventiva do jovem.
Na ocasião do crime, no dia 24 de julho, o jovem atacou o avô com golpes de faca na cabeça e no olho. O caso aconteceu em um prédio localizado na Rua Frei Francisco Sampaio. O jovem foi encaminhado para a UPA da Zona Leste, onde foi sedado e admitido à ala psiquiátrica da unidade hospitalar. A vítima, de 77 anos, ficou internado na Santa Casa de Santos por 13 dias.
Na decisão, o juiz Alexandre Betini solicitou a instauração de incidente de insanidade mental de Hariel, conforme requerido pelo Ministério Público. A Área de Psiquiatria Forense responderá se Hariel sofre de alguma doença mental e se, na ocasião do ataque, o jovem foi capaz de entender o caráter criminoso de suas ações.
Procurados pelo Santa Portal, os advogados da Hariel, David Mandelbaum e Renan Lourenço afirmaram que, em relação ao mérito da acusação, a defesa se manifestará no momento processual adequado.
Quanto à manutenção da prisão preventiva, Mandelbaum e Lourenço entenderam que há outras opções cabíveis devido às circunstâncias pessoais de Hariel, que é um estudante primário e com bons antecedentes.
“A prisão preventiva é uma medida extrema, que deve ser aplicada estritamente nas hipóteses do Código de Processo Penal e não com a finalidade de atender ao clamor público, como costuma ocorrer em casos midiáticos”, disseram.
“Com o oferecimento da denúncia, os próximos passos, seguindo a marcha processual, serão a resposta à acusação e, paralelamente, a busca por alternativas à prisão preventiva”, finalizaram os advogados.