17/11/2021

Conheça Miguel, menino carateca de Santos com doença rara, que inspirou Hamilton no GP de São Paulo

Por Guilherme Esron em 17/11/2021 às 08:28

Crédito: Felipe Tamashiro
Crédito: Felipe Tamashiro

Para se manter no topo, o heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, postou em suas redes sociais a inspiração para a corrida vencida por ele no Brasil, no último final de semana. Ele usou o Instagram para compartilhar uma foto do pequeno Miguel, um garoto de Santos, que desde os oito meses de idade sofre com problemas respiratórios. E encontrou no esporte uma forma de superar e se tornar um campeão da vida.

Miguel Santos Perez, de 10 anos, nasceu sem nenhum problema aparente, mas quando completou oito meses alguns sintomas começaram a aparecer. De acordo com a mãe de Miguel, Samara Santos, acreditava-se que eram apenas coisas normais que podem ocorrer em todos os bebês.

Infelizmente era mais complicado do que parecia, com apenas um ano e oito meses, Miguel teve que ser internado com uma pneumonia e passou o ano inteiro na UTI. Os médicos chegaram até mesmo a desenganar a família, mas o menino teve uma melhora e continuou o seu tratamento em casa.

Quem vê o Miguel hoje, nem imagina o tanto que ele e a família lutaram para que ele pudesse ser uma criança normal. Durante quatro anos os diagnósticos foram imprecisos, e foi quando Samara e o marido Junior Martins resolveram procurar ajuda e conseguiram ser encaminhados para a Santa Casa de São Paulo. Chegando lá receberam a notícia ruim, de que a situação era bem difícil e as chances baixas.

Miguel, a inspiração de Hamilton

Mas o que é uma notícia ruim para um campeão se não uma motivação, não é mesmo? Então, Miguel, a mãe e o pai encararam a situação de frente, e mais uma vez saíram vencedores. Eles voltaram para casa, com um tratamento que fazia com que o pequeno fosse uma criança normal. E foi quando o esporte, mais precisamente o caratê, entrou nessa história.

Os pais do garoto o levaram a um projeto no bairro, do sensei Manassés, e mesmo sem muitas forças no começo, ele já demonstrava grande interesse no esporte. Em 2016, competindo pelo sensei Altair Peique, o Esporte Espetacular fez uma reportagem com o garoto que na época tinha 7 anos.

Aliás, Miguel segue firme no caratê até hoje, tendo parado apenas por conta da pandemia e por algumas restrições médicas. Hoje, com 10 anos de idade, ele se forma na 5ª série, ainda depende de tubos de oxigênio, mas não é mais como antes, ele é um campeão. Está mais forte, ama esportes, ama brincar, jogar videogames e conversar com os amigos online.

E quando soube do recado de Lewis Hamilton, ele “pirou”, no melhor sentido da palavra. “Ele ficou muito feliz e admirado! Adora brincar de carrinhos, coleciona e tudo. Joga no videogame de corrida de carros, então imagina, ele pirou!”

O piloto ainda homenageou o Brasil quando pegou a bandeira tal qual Ayrton Senna fazia.

“Apesar da pouca idade, percebi que ele se sentia muito orgulhoso por tudo. Nessas coisas que percebemos que a força do Miguel pela vida fortalece cada vez mais. “

Miguel completará 11 anos em janeiro, e assim que a pandemia passar, ele voltará a lutar e praticar esporte, a sua maior paixão.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.