07/10/2018

Mesmo com chuva, eleitores da região foram às urnas depositar esperanças

Por #Santaportal em 07/10/2018 às 18:59

ELEIÇÕES 2018  – Tempo chuvoso e clima eleitoral quente registraram ares de muita expectativa entre os eleitores. As filas mostraram contrastes da região, com jovens de 16 a 18 anos e idosos com mais de 65 esperando pacientemente pelo momento de votar. Demonstravam vontade típica de brasileiros esperançosos por irem às urnas neste ano. Blusas em verde e amarelo, vermelhas, candidatos estampados nas camisetas e militância em diversos lugares marcaram o dia, pela manhã.

Tranquilidade e filas rápidas mostraram um ritmo inesperado, já que foram seis escolhas, o que poderia também indicar votos nulos ou em branco. No decorrer do dia, porém, a espera foi aumentando e os problemas aparecendo: 36 urnas quebradas (até o final da tarde), ocasionando tempo de espera até outras chegarem; atrasos no início das seções; pessoas votando pela primeira vez e a demora natural para uma votação de 25 teclas. Até o fim da manhã, doze urnas em Santos precisaram ser trocadas.


A ansidade dos santistas pareceu começar mesmo por volta das 11h30. A chuva ainda era forte, mas as longas filas surgiram e o trânsito também. As frotas de ônibus circulavam como em dia de semana, e tão lotadas quanto em horários de pico. Já não se lembrava mais que era domingo e a cidade alcançava temperaturas de 22 graus, no máximo, mas nunca pareceu tão quente.


A vendedora Claudia Aparecida, de 48 anos, precisou se locomover de ônibus até a sua zona eleitoral. Ao contrário da última eleição, demorou cerca de 50 minutos para ir ao local, votar e voltar para casa. “Está parecendo uma segunda-feira porque está tudo cheio e muitas pessoas estão nas ruas. Elas estão fazendo questão de sair de casa para votar, mesmo!”.


A Polícia Militar fazia rondas dentro e fora dos colégios com seções eleitorais, para evitar boca de urna, mas até as 17h, 12 prisões haviam sido registradas. Este não foi o único empecilho nas ruas. No chão, os famosos “santinhos”, como são chamados os impressos de propaganda política, poluíram mais uma vez o cenário cívico. Segundo levantamento divulgado pelo TSE, 56% das propagandas eleitorais foram com este material.


* Colaborou Manuelly Cardoso

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.