03/09/2020

Mesários convocados na Baixada Santista começam treinamento a distância

Por #Santaportal em 03/09/2020 às 10:48

Já começou o treinamento dos mesários que irão atuar na votação para prefeito e vereador, na Baixada Santista. Por causa da pandemia da Covid-19, desta vez, o treinamento acontece a distância. Todo o conteúdo é disponibilizado no Portal de Educação a Distância do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a chefe do cartório da 118ª Zona Eleitoral de Santos, Michelle Lapa Cortegiano Molarino, os mesários convocados para participar do pleito, este ano em novembro, devem fazer um cadastro para participar do curso on-line.

“O sistema, além dos dados pessoais, vai pedir um e-mail e depois a criação de uma senha. Depois dessa primeira utilização, com o cadastro realizado, os demais acessos são feitos apenas com o CPF e a senha criada pelo mesário”.

Para participar do curso, o cidadão precisa ter sido previamente convocado pelo cartório eleitoral e ter recebido, na sua carta de convocação, as instruções para se inscrever no treinamento (local, data, turma e chave de inscrição).

A capacitação a distância vai até 10 de novembro. Os mesários foram divididos em turmas. Em Santos, serão treinados cerca de 4 mil mesários, nas três zonas eleitorais. A idade foi limitada a 59 anos, por causa do grupo de risco, proposto para pessoas acima de 60 anos.

No curso, de acordo com a chefe do cartório, os mesários convocados serão orientados sobre a preparação das seções, disposição da organização da seção dentro da sala, até mesmo informações sobre procedimentos com urna, como defeitos e o que fazer nestes casos. Ainda no curso, os mesários serão qualificados sobre questões práticas de relacionamento com o eleitor. “Todas essas informações ficam disponíveis para os mesários nos cursos”.

Ainda conforme a chefe do cartório, a conclusão do curso on-line dá direito a dois dias de folga. O certificado de conclusão do treinamento somente terá validade para comprovar a convocação pela Justiça Eleitoral se estiver acompanhado de declaração ou certidão emitida pelo cartório eleitoral. A declaração de dias trabalhados e de participação em treinamento é fornecida pelo cartório eleitoral ou pelo Portal do TSE, alguns dias depois de cada turno da eleição.

Mesários com impossibilidade de acesso às plataformas digitais, problemas de conexão com a internet e outras restrições, receberão uma cartilha com o conteúdo.

“Quem não tem acesso nenhum à internet, nem ao aplicativo do TSE, nem ao portal, deve procurar o seu cartório eleitoral e informar essa situação. Para esses casos, nós temos algumas orientações e a possibilidade de fornecer material para que eles também possam receber essas orientações. Ninguém vai ficar sem a possibilidade de ser informado sobre os procedimentos das eleições”, comenta.

Nova data 

Devido à pandemia da covid-19, o Congresso Nacional aprovou emenda constitucional adiando o pleito para 15 de novembro, em primeiro turno, e o segundo turno para 29 de novembro. Originalmente, as eleições ocorrem no mês de outubro.

 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.