20/06/2015

Mercado de trabalho é favorável para as mulheres

Por Repórter Universitário em 20/06/2015 às 10:22

Pesquisa realizada pelo IBGE mostra avanço feminino em diversas áreas

Jaqueline Souza

O número de mulheres no mercado de trabalho está aumentando cada vez mais no Brasil, bem como as melhorias das condições trabalhistas. Cargos antes ocupados só por homens cedem espaço para as mulheres, que demonstram a mesma qualidade no serviço e até mesmo superior.

Segundo o estudo de Estatísticas de Gênero do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ) , baseado no último censo realizado em 2011 , a participação da mulher no mercado de trabalho, de 2003 a 2011, teve um crescimento de quase 4%, atingindo 46,1% da população economicamente ativa.

O índice das mulheres com ensino superior cresceu nas áreas da indústria, comércio, administração pública e até mesmo na construção civil. Apesar do predomínio de homens exercendo essas funções, o crescimento foi de 73,4% para as mulheres, contra 55,4% dos homens, no período de 2003 a 2011.

O comércio é uma área de constante crescimento da população feminina e as oportunidades estão sempre aparecendo. Kimiye Nishida é um exemplo. Formada em Administração de Empresas, trabalha em uma loja de artigos esportivos multinacional, na unidade de Praia Grande, na qual apenas três das 21 lojas do Brasil possuem mulheres como Gerente de Operações, cargo ocupado por ela e que é caracterizado como masculino, pois lida com diversas equipes de manutenção e segurança.

Kimiye disse que seu cargo inicial na empresa foi como vendedora de uma seção de bicicletas, e sendo a única mulher na equipe, era sempre questionada se não havia algum homem para atender e realizar os serviços.

A Gerente de Operações já fez diversas contratações para a loja, e sente que o mercado de trabalho para as mulheres está mesmo em crescimento, mas que ainda pode haver certas preferências por homens em algumas áreas. Por outro lado, com o rompimento do preconceito, o País tende a aumentar esses números.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.