Menino de PG entra para instituição de pessoas com os QIs mais altos do mundo

Por Allanis Rebelo em 22/04/2023 às 13:00

Miguel Manoel Silva Cabral de Oliveira, de 10 anos, é um dos mais novos integrantes da Intertel, uma sociedade de pessoas superdotadas, com pontuação de QI superior a 99% da população mundial. O menino alcançou a pontuação do QI 142, em um teste realizado aos 4 anos de idade.

Foto: Arquivo Pessoal

Atualmente, a Intertel possui cerca de 1.400 membros em todo o mundo, em mais de 30 países.

Miguel mora em Praia Grande com a mãe, Rosangela Manoel da Silva, psicóloga, de 40 anos.

Rosangela relatou que quando o menino tinha em torno de 2 anos, o médico pediatra pediu para que a mãe colocasse a criança na creche para desenvolver o sistema imunológico. Lá, as professoras desconfiavam que Miguel tivesse Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), mas ao fazer exames no Instituto de Psiquiatria da USP, o menino foi diagnosticado como superdotado.

Os primeiros sinais da superdotação apareceram quando o menino tinha apenas 6 meses de vida. Nesta idade, Miguel já conseguia falar, e aos 2 anos, já escrevia.

“Com 1 ano e meio, ele olhava os produtos no supermercado e dizia ‘está muito caro’. A gente achava que ele estava reproduzindo falas que escutava, hoje eu acredito que ele já tinha noção dos números”, conta a psicóloga.

Rosangela conta que para estimular o menino, ela lia histórias e cantava músicas do grupo Palavra Cantada. Além de ter sido alfabetizado sozinho, o menino também é autodidata com instrumentos musicais, e está aprendendo francês, espanhol e já fala inglês intermediário.

“Ele tem muita necessidade de aprender. Pede para estudar e para fazer curso de inglês”, conta a mãe, que está buscando uma bolsa de estudos para a criança.

Pandemia

A mãe conta que a pandemia da covid-19 não foi uma dificuldade e que ele pode aprender coisas do interesse dele.

“Foi um momento onde ele pode explorar um universo que ele quis. Buscou muito por músicas que ele gosta e começou a escutar Beatles. Teve tempo livre para fazer o que ele gosta”, diz Rosangela.

Foto: Arquivo Pessoal

Mensa

O laudo de Miguel está em avaliação no Mensa do Brasil, que é a maior, mais antiga e mais famosa sociedade de alto QI do mundo. Neste tempo, ele foi aprovado na Intertel.

“Como é uma sociedade muito restrita, ficamos na expectativa. Eu submeti a avaliação dele [na Intertel], e gerou uma ansiedade, porque era uma comprovação do que tinha no teste. E agora ele faz parte das pessoas mais inteligentes do mundo”, diz a mãe orgulhosa.

O que diz a neurologia

A neurocirurgiã pediatra Érika Tavares explica que a criança superdotada tem como característica a capacidade de desenvolvimento cognitivo, aprendizado e de análise e julgamento acima da média da população pela idade.

“São consideradas crianças superdotadas, as que realizaram o teste do quociente de inteligência (QI) acima de 130 pontos para diagnóstico”, explica Érika.

A neurocirurgiã explica que os superdotados geralmente têm uma área na qual se desenvolve mais rápido, assim como o Miguel com a música e idiomas, e são as áreas correspondentes do cérebro que podem ter um aumento de neurotransmissores.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.