Megaoperação contra quadrilha que deixou rombo milionário em banco cumpre mandados em PG
Por Santa Portal em 09/10/2024 às 15:00
Praia Grande é alvo de uma megaoperação realizada pelo Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar de São Paulo, em parceria com o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (Cybergaeco), do Ministério Público, contra uma quadrilha especializada em fraudes bancárias.
Os policiais cumprem 57 mandados de busca e apreensão e seis de prisão nos estados de São Paulo, Goiás e Santa Catarina, nesta quarta-feira (9).
A ação também conta com a participação de equipes da Polícia Civil e de outros setores do Ministério Público. Em São Paulo, além de Praia Grande, os mandados também são cumpridos em São Bernardo do Campo, Taboão da Serra, Mogi das Cruzes, Suzano, Embu das Artes e Arujá.
O objetivo é desmantelar uma organização criminosa que causou um prejuízo estimado em R$ 3,5 milhões a uma instituição financeira.
Conforme as investigações, o bando se aproveitava de uma vulnerabilidade no sistema de controle de garantias de um banco para realizar transações fraudulentas, utilizando contas em nome de “laranjas” — termo usado quando uma conta é aberta em nome de uma pessoa que não é a verdadeira beneficiária dos recursos depositados nela.
Além disso, a quadrilha usava dispositivos de cobrança vinculados a estabelecimentos comerciais fictícios para simular transações legítimas e enganar as vítimas.