28/07/2020

Marinha prevê chegada de ventos de até 75 km/h na Baixada Santista

Por #Santaportal em 28/07/2020 às 09:48

TEMPO – A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha, anunciou que a aproximação e a passagem de uma frente fria poderão provocar ventos de até 75 km/h, na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, e do Rio de Janeiro, ao sul de Cabo Frio, com a Baixada Santista. no meio. O aviso é válido até a noite desta quarta-feira.

“O problema maior talvez seja o vento, que deve ser pontual, mas pode causar problemas. Já em termos oceanográficos, assunto com o qual trabalhamos, não será um evento tão impactante assim”, afirma Renan Ribeiro, pesquisador do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta. “A previsão é de ondas de 1 metro na Baía de Santos. O mar deve começar a ficar agitado entre a noite desta terça e a madrugada desta quarta, mas ainda assim deve ficar entre 1 m e 1,5 m. Não é tão intenso assim para preocupação com impacto nas muretas e estruturas urbanas da Ponta da Praia”, emenda.

O pico da maré, informou o pesquisador, está previsto para 13 horas desta quarta-feira: 1,34 m. “E isso não é problema para pânico ou preocupação porque o plano municipal de ressacas coloca a Cidade em estado de atenção quando tem maré acima de 1,80 m. Ou seja, 1,34 metro é muito abaixo desse limiar”, completa.

O Boletim Meteorológico emitido pela Defesa Civil de Santos informa que o tempo seguirá estável nesta terça-feira, quando haverá nova elevação significativa da temperatura.. Porém, já na noite de terça para quarta, a chegada da frente fria provocará nova mudança de tempo. Tanto na quarta, quanto na quinta-feira, a condição deverá ser de céu nublado, acompanhado de ocorrência de chuva. É esperado um volume significativo de precipitação, mas que ocorrerá de forma bem distribuída ao longo dos próximos dias, com baixo risco para chuva forte. Com o tempo fechado e a influência da massa de ar frio, as temperaturas também ficarão mais baixas, não só na quarta e quinta, mas também nas noites seguintes.

O alerta a respeito dos ventos de até 75 km/h emitido pela Marinha do Brasil fez com que a Dersa avisasse que o serviço de travessias pode ser impactado, causando lentidão ou interrupção dos serviços. A empresa orienta que os usuários programem a viagem antecipadamente e acompanhem as informações pelos seguintes canais: site ; Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e App Travessias, disponível gratuitamente.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.