20/09/2021

Marinha alerta para risco de ressaca na Baixada Santista nesta semana

Por Santa Portal em 20/09/2021 às 21:24

Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos
Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos

A Marinha emitiu alerta para o risco de ressaca na Baixada Santista e todo o litoral paulista a partir de terça-feira (21). Segundo o boletim, as condições são favoráveis para ressacas por conta de fortes ventos que devem atingir a região em alto mar.

A expectativa é de que as ondas cheguem a 3,5 metros na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro entre a manhã de de terça e a noite de quinta (23).

Em Santos, a chegada de uma frente fria deve causar ventos de direção Leste a Nordeste em alto mar, com intensidade de até 60 km/h até a manhã de terça.

A Marinha faz alerta para que os navegantes, além das comunidades de pesca e praticantes de esportes marítimos, consultem as condições do tempo antes de entrarem no mar.

Confira o alerta da Defesa Civil para cada município da Baixada Santista:

Guarujá

A Defesa Civil de Guarujá informa, em nota, que está seguindo as orientações do Alerta da Marinha que prevê mar agitado e possivelmente ocorrência de ressaca entre terça-feira (21) e quinta-feira (23), com presença de ventos fortes.

O órgão orienta que evite neste período, navegação e atividade de pesca; banho de mar e redobre a atenção em áreas costeiras. Diz ainda que a possibilidade de ressaca combinada com a maré elevada (Preamar) aumentam os riscos de alagamentos em alguns pontos do município. 

Santos

De acordo com a Defesa Civil de Santos, a passagem de sistema meteorológico reforçará a agitação marítima a partir do final desta terça-feira (21), tomando máxima intensidade amanhã e mantendo-se em parte da quinta-feira (23). A condição de agitação e ondas poderá impactar nos serviços marítimos como navegação e travessias, mas não há alertas para alagamentos ou inundações pela ressaca na parte urbana da Orla da Praia.

A nota informa ainda que os próximos períodos de pico de elevação da maré estão previstos, segundo os dados do NPH-Unisanta, para esta quarta-feira por volta das 04:00, das 16:00 e novamente às 04:00 da madrugada de quinta-feira. Todos com altura prevista de até 1,90m no interior do Estuário, podendo gerar alagamentos pontuais nestes horários nas áreas mais baixas e vulneráveis da Zona Noroeste.

Peruíbe

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, José Romeu Dutra, a Defesa Civil do Governo do Estado mandou alerta informando que entre terça-feira (21) e quinta-feira (23), há previsão de ressaca marítima para todo o litoral de São Paulo, com influência de ventos de até 80 Km/h. E que diante deste cenário recomenda-se evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf.

Mongaguá

A Defesa Civil de Mongaguá emitiu um alerta para ressaca marítima, com influência de ventos até 80km/h. A previsão é que a condição permaneça na região até quinta-feira (23). 

Bertioga

A Defesa Civil de Bertioga diz, em nota, que recebeu informações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Marinha do Brasil e Defesa Civil do Estado sobre a previsão de ressaca marítima para todo o litoral de São Paulo, entre esta terça (21) e quinta-feira (23), com ventos de até 80 km/h. Diante disto, é recomendado evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento.

O Santa Portal ainda não recebeu retorno das prefeituras de São Vicente, Itanhaém e Praia Grande. Assim que as respostas foram enviadas, elas serão adicionadas na matéria.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.