Maria Gadú e Alceu Valença são atrações da Virada Cultural neste fim de semana, em Santos
Por #Santaportal em 27/05/2016 às 14:08
SANTOS – A 10ª Virada Cultural Paulista chega a Santos neste fim de semana. No sábado (28) e domingo (29) serão realizados shows gratuitos, em palcos externos, internos, no Sesc e Museu do Café. Entre as atrações que a cidade irá receber estão Alceu Valença, Maria Gadu, Rodrigo Ogi, Banda Bula, piano com Claudio Goldman, Canções de Giacomo Puccini e Ricardo Zandonai, entre outros.
O evento começa às 18 horas de sábado (28), e segue até domingo (29). Veja abaixo os destaques do fim de semana. A Virada Cultural Paulista é correalizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e pelas prefeituras das cidades participantes, com parceria do SESC-SP e conta com apoio do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Pensarte, Museu do Café e Cavalera.
Todos os espetáculos da Virada Cultural Paulista são gratuitos, mas o acesso aos espaços internos depende da disponibilidade de lugares. A entrada nos espetáculos acontece por ordem de chegada.
Palco externo
Em Santos, se apresentam, no sábado (28), a banda Preta Rara (19h30) e a Banda Bula (21h00), a cantora Vania Bastos (22h30) e Alceu Valença (23h59). Já no domingo (29), sobem ao palco Rodrigo Ogi (15h30), Julia Vargas e Chico Chico (17h00) e Maria Gadú (18h30). Todas as apresentações do palco externo acontecem na Praça Mauá, s/nº, em frente à Prefeitura de Santos.
Palco interno
O palco interno, montado no Teatro Guarany, Praça dos Andradas, 100, no centro, terá canções de Giacomo Puccini e Ricardo Zandonai, com músicas clássicas (18h30) e o humor de Nilton Rodrigues (23h59), no sábado (28). Ainda no mesmo palco, no domingo (29), o público poderá conferir o teatro infanto-juvenil da Cia Mina! (11h00), a dança do Beco – TFStyle Cia de dança (14h00) e o piano de Claudio Goldman (17h).
Palco do Sesc
No Sesc Santos, localizado na Rua Conselheiro Ribas, 136, no bairro Aparecida, a programação, no sábado (28), inicia com o cantor Tuia, que apresenta o Reverso Folk (18h00) e contação de histórias da Cia Zingarella, com os contos ciganos (18h00). No domingo (29), o público poderá participar do (En)Cantos de brincar (10h00 às 18h30), das atividades educativas Dispositivos Lúdicos (10h00 às 18h30), da sessão de cinema do filme “Divertida Mente” (17h30) e do show da cantora e interprete Angela Ro Ro (18h00).
Palco Museu do Café
O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, também integra a extensa programação com a Exposição “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte”, a partir das 9h00, no sábado (28) e som do Clube do Choro de Santos (15h00) no domingo (29). O espaço fica na Rua XV de Novembro, 95, centro.
Frontaria Azulejada
Vários artistas locais estarão presentes, como grupos de rap e rock. O Duelo de Rimas acontece hoje(28), a partir das 19h, na Casa da Frontaria Azulejada, na rua do Comércio, 92, no Centro Histórico.
Confira a programação completa
Histórico
Criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte. Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do País, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas, arte para crianças, dentre outras.
O programa ocorre em parceria com as Prefeituras: enquanto o Estado se encarrega da programação artística principal, os municípios ficam responsáveis por toda a infraestrutura do evento, como montagem de palcos externos e disponibilização de teatros municipais. As cidades também contribuem com programação local, dando espaço a artistas das próprias regiões.
No ano passado, realizada em 24 cidades, a Virada teve público de 1,1 milhão de pessoas.