Maria Cristina Chinen e Carlos Martins comentam sobre suas obras e inspirações no haicai
Por Santa Portal em 08/11/2022 às 21:44
Os livros de haicais Vidas Simples Assim e Quimono Entreaberto – Haicais de Amor, dos respectivos autores Carlos Martins e Maria Cristina Chinen, têm como objetivo a difusão e o conhecimento do estilo literário. Nesta terça-feira (8), os autores conversaram com o Santa Portal e contaram sobre essa poesia simples e encantadora.
O haicai é um gênero da poesia que funciona de forma fixa, ou seja, o primeiro e o terceiro verso contém cinco sílabas, enquanto o segundo tem sete. A estrutura é feita dessa forma desde 1687, quando Matsuo Bashô, poeta japonês, que viveu entre 1644 e 1694, criou esse estilo de poesia.
Há quatro anos, a escritora Maria Cristina Chinen encontrou o haicai de forma despretensiosa e através de um grupo que ensina o estilo em Santos. O gênero deixou ela tão encantada, que não só se tornou uma escritora, mas sim uma admiradora da vida.
“No caminho do haicai eu passei a observar tudo. Eu moro em um local onde tenho uma bela vista para a natureza, e nunca tinha me deparado com os pássaros que vinham na minha casa todas as manhãs”.
Com tanta vida e natureza por perto, a escritora passou a registrar em seus haicais histórias de amor separadas pelas estações do ano e contando o início, meio e o fim de um amor.
“O amor de Primavera é aquela fase de se conhecer e se encantar. No Verão, é um amor quente e cheio de paixão. Já o Outono é um amor mais brando, calmo. Enquanto o inverno é a solidão, a tristeza da partida do companheiro”, explica Maria Cristina.
Cristina conta que o haicai foi uma forma de expressão muito forte entre as mulheres japonesas do século 18, principalmente para compartilhar suas experiências amorosas.
Com tanta influência e apoio, principalmente do Carlos, a autora passou a contar, através do haicai, as histórias de vida de uma mulher, mãe, profissional e amiga. O projeto do livro está pronto há um ano, mas disseminar o amor foi a principal motivação para a divulgação do livro. “Pensei que estava na hora de colocar mais amor no mundo”.
O haicai e o nascimento de uma amizade
A amizade entre Carlos e Maria Cristina nasceu através do grupo de haicai que ela passou a participar. Carlos tem mais de 20 anos como haicaísta e conta que juntos eles passaram a traduzir haicais de diversos lugares do mundo.
A parceria gerou um apoio mútuo, e Cristina também o incentivou para a criação do livro Vidas Simples Assim. “Esse livro é um resumo da minha vida no haicai”, conta Carlos.
O escritor revela que foi um “enorme privilégio” poder ter essa amizade e ambos participarem do projeto de criação dos livros.
O gênero que encantou os autores é simples e faz parte da contemplação da natureza. “Qualquer pessoa pode fazer haicai”, afirma Carlos.
Prefácio
Quimono Entreaberto, de Maria Cristina Chinen, teve o prefácio escrito pela Dra. Lúcia Teixeira, que deixou claro o prazer de participar da obra.
“Fiquei muito emocionada ao ler este belo livro. Ele transita entre os versos tradicionais do haicai japonês e a liberdade de composição, característica moderna de produção deste gênero, não menos autêntica”, escreveu no prefácio.
Maria Cristina conta que foi uma honra ter a Dra. Lúcia Teixeira escrevendo o prefácio do livro. “Nada melhor que a Lúcia para escrever o prefácio. Tudo que ela se compromete a fazer ela vai fundo”.
Os livros podem ser comprados pelo link ou no Empório Oriental House, que fica na rua Augusto Paulino, 13, no bairro Campo Grande, em Santos.