Maria Antonieta empossou novo Conselho dos Direitos das Mulheres

Por #Santaportal em 03/08/2015 às 16:35

GUARUJÁ – O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) tem nova composição. A Prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, empossou mulheres que estarão a frente dos cargos de 2015 à 2017. A solenidade aconteceu no Gabinete do Paço Moacir dos Santos Filho, na última semana.

Com a Lei 4.205/2015, sancionada pela chefe do Executivo em março deste ano, foi ampliada a participação da sociedade civil no Conselho, que também passou a contar com representantes de mais três secretarias: Coordenação Governamental, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Portuário. Em número o Conselho também cresceu, passando de 18 titulares e 18 suplentes para 22 titulares e 22 suplentes, aumentando o total de participantes de 36 para 44.

A nova presidente eleita é a servidora pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Maria de Fátima Simão Pereira. Ela é a sucessora da advogada Roseli Veiga. “Quero a presença de todas. Não podemos esvaziar este conselho porque temos muito trabalho pela frente. Juntas somos muitas, mas unidas somos fortes”, disse a presidente eleita.

Para a prefeita, o momento é de celebrar os avanços. Ela pontuou as conquistas de sua gestão para as mulheres, como o curso das Promotoras Legais Populares (PLPs), a criação de Casa de Atendimento à Mulher Vitimizada, a melhoria no atendimento à Saúde da Mulher, estímulo para autônomas, como diaristas e manicures, se formalizarem como Microempreendedoras Individuais (MEIs), e incentivo à participação na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Uma das nossas primeiras ações foi promover o curso para mulheres na construção civil. Formamos pedreiras, pintoras, gesseiras e soldadoras. E o perfeccionismo com que exercem a sua função fazem a diferença”, disse a prefeita.

Antonieta ressaltou ainda a presença da ex-vereadora Rose Oggiano, autora da propositura da criação do Conselho, atual integrante do órgão e que representa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Município. Ainda na ocasião, as secretárias municipais Eliane Ribeiro (Coordenação Governamental) e Elizabete Gracia da Fonseca (Desenvolvimento e Assistência Social) salientaram o investimento do Governo Municipal no empoderamento das mulheres, tema também destacado pela assessora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura, Eugênia Lisboa.

Governo forma terceira turma de Promotoras Legais Populares
Na oportunidade, a Prefeitura também realizou a solenidade de formatura da terceira turma do curso de Promotoras Legais Populares (PLPs). A prefeita Antonieta e sua equipe entregaram os certificados ao grupo de alunas. O curso transmitiu informações sobre Gênero e Feminismo, Violência Doméstica, Entendendo os poderes públicos, Saúde, Políticas Afirmativas, Direitos Garantidos e Desafios Contemporâneos às alunas, com o objetivo de formar mulheres para fazer a diferença na sociedade.

A terapeuta holística Jurema Cesário do Prado, moradora do bairro Santa Rosa, atua no Centro Espírita Ubataiana. Como trabalha com muitas mulheres que sofrem violência, ela aproveitou o convite de uma amiga para fazer o curso. “Foi muito educativo. Aprendi coisas que eu não fazia ideia sobre partilha num divórcio, guarda compartilhada, entre outras coisas. Esclareci muitas dúvidas”, disse Jurema.

Já as irmãs Thalia da Silva Santos e Talita Marques do Nascimento representam as mais jovens do grupo. “Conheci mais os direitos dos idosos e deficientes”, disse Talita. Já Thalia acrescentou que aprendeu muito “sobre saúde e direitos da mulher”, citou.

Para Creusa de Fátima Mattos, o curso foi gratificante porque poderá ajudar a orientar os munícipes. “Aqui tinha de advogadas a donas de casa e tudo que vi enriqueceu a nossa formação. Agora, poderemos ir à comunidade e semear conhecimento”, finalizou.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.