22/07/2016

Marcelo Teixeira fala da emoção de conduzir tocha olímpica: "Foi algo muito especial"

Por Rodrigo Martins/#Santaportal em 22/07/2016 às 23:38

JOGOS RIO 2016 – Um dos condutores da tocha olímpica pela região, o presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação e pró-reitor administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marcelo Teixeira, falou ao Santaportal sobre a emoção de ter sido um dos agraciados com a honraria na cidade de Santos. Teixeira desfilou com o símbolo dos Jogos Olímpicos, recebendo a chama olímpica na Rua Lobo Viana e terminando o trajeto cerca de 200 metros depois, na Rua Oswaldo Cruz, em frente à Unisanta.

“Passa muita coisa pela nossa cabeça na hora. Tantas coisas passam em pensamentos, que não dá para descrever precisamente. Primeiro, a gente tem a preocupação de ir bem, pois estamos representando uma comunidade. Além do que, é um reconhecimento ser escolhido para participar de uma festa como essa. Até mesmo pela trajetória envolvendo tudo o que foi trabalhado no Santa Cecília e tudo que ainda vamos lutar para conquistar. Vemos tantas pessoas que estavam segurando comigo aquela tocha. Pensei nos ex-dirigentes, professores, funcionários, alunos formandos e alunos atuais, nos nosso familiares, e tudo isso me dava a motivação para manter a tocha no alto, levantá-la mais forte, justamente porque sei o que isso representa. Acredito que a Família Ceciliana deve estar toda muito contente hoje”, disse.

Marcelo Teixeira contou também momentos curiosos do trajeto. Antes mesmo de receber a tocha de Milena Guimarães, o dirigente já havia se emocionado com outra situação. “Percorri parte das ruas, notei a vibração do público e o nosso ônibus ficou parado durante aproximadamente 30 minutos. Tinha entre 20 e 30 crianças, não sei se havia algum evento por perto. Eu estava escondido, pensando em tudo o que estava para acontecer, mas algumas dessas crianças nos identificaram e fizeram questão de bater no ônibus, pedindo par tirarem uma foto com a tocha. As crianças, até de forma ingênua, perguntaram se poderiam tirar foto com a tocha e com o Marcelo Teixeira. Fui para frente do veículo tirar uma foto com essas crianças. Isso tudo é algo que emociona a gente. As crianças querem ter razões e motivos para terem bons exemplos, boas condutas. O esporte e a educação fazem parte disso”, comentou.

No entanto, a grande presença de público nos arredores do Complexo Educacional Santa Cecília deixou Teixeira impressionado. “Realmente, era uma multidão aqui no entorno da universidade. Foi uma grande festa. Notei que o Santa Cecília era um diferencial, com muita gente, muitas crianças. Ao pegar a tocha, me senti em casa. Percorrer esse trecho, que é um local onde estamos acostumados a passar todos os dias e vendo tanta gente conhecida, foi uma emoção muito grande. Eu não sabia se olhava para um lado ou para o outro. Pode ser que eu tenha outras emoções fortes, como já tive na minha vida, mas sem dúvida foi algo muito especial e que nunca irei esquecer”, destacou.

Além de conduzir a tocha olímpica oficial, Marcelo Teixeira adquiriu um exemplar da chama olímpica, a exemplo de outras autoridades, condição que é facultada aos condutores, desde que não sejam utilizadas no revezamento. A tocha da Unisanta ficou exposta nesta sexta-feira (22), na instituição, para que o público pudesse tirar fotos após sua passagem pela Rua Oswaldo Cruz.

Delegações estrangeiras
A Itália – com atletas de Natação, Maratona Aquática e Triathlon – chega neste sábado (23), para fazer a sua preparação na Unisanta. Além disso, a instituição se prepara para receber mais três países no período de treinamento visando os Jogos Olímpicos Rio 2016. As seleções do Japão (Maratona Aquática), Eslovênia (Natação) e Rússia (Natação e Maratona Aquática) utilizarão as instalações do Parque Aquático da Unisanta, no período de aclimatação para os Jogos, que serão realizados em agosto.

Para o dirigente, essa também é uma demonstração da importância da Unisanta como referência no esporte. “Vamos receber uma delegação numerosa como a Itália, além de outros países importantes no cenário olímpico. Temos Knowhow de receber delegações como essas em outras provas esportivas, bem como em eventos educacionais. Temos condições invejáveis para o que eles precisarem, em termos de treinamentos. Claro que a preparação a nível do mar também é um atrativo. A escolha deles foi bem feita e esperamos que eles desenvolvam bem suas atividades. Queremos que eles saiam com uma ótima impressão de Santos e, também, do Santa Cecília”, ponderou Teixeira.

Participação da Unisanta
A Unisanta faz história ao enviar ao Rio de Janeiro uma equipe de 11 profissionais (entre atletas e comissão técnica), em quatro modalidades diferentes.

Na natação, participam os seguintes atletas, em Natação: Matheus Santana – rev. 4×100 m livre masculino, Tales Cerdeira – 200m peito e Gabi Roncatto – rev 4x200m livre feminino. Na Maratona Aquática, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto. No ciclismo de pista, Gideone Monteiro, e, na Paralimpíadas, Israel Stroh (Tênis de Mesa) e Carlos Farrenberg (Natação). Pela comissão técnica: Márcio Latuf e Ricardo Cintra (técnicos da natação e maratona aquática), além do fisioterapeuta e educador físico, o professor Marco Antônio Ferreira Alves (integrante da equipe técnica nas Paralimpíadas).

Essa participação é considerada bastante significativa por Marcelo Teixeira. “Pensava muito neles hoje (22), durante o trajeto com a tocha. Espero que essa vibração possa ser passada a eles também, além da confiança que nós temos no trabalho de cada um. Eles estão na reta decisiva de preparação. Treinaram no México, por exemplo, visando conquistar um reforço no preparo final para a competição. Esperamos uma participação bonita dos nossos atletas. Estamos comemorando um momento como esse, pois participar dos Jogos Olímpicos já é motivo para grande satisfação e orgulho. Agora, se pudermos ir além e conquistarmos alguma medalha, claro que vamos ficar muito orgulhosos”, concluiu.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.