Secretário de Educação de Guarujá é exonerado para evitar contato com demais investigados na Operação Nácar

Por Santa Portal em 24/10/2021 às 19:11

Após pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que o secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, fosse exonerado do cargo para evitar contato com demais investigados, a Justiça Federal optou por aceitar.

A decisão foi assinada na última sexta-feira (22). Na decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o desembargador Nino Toldo destaca que trata-se de um cargo de confiança e que o exercício implica em contato direto com o prefeito, também investigado, Valter Suman.

A Prefeitura de Guarujá afirma ainda não ter sido notificada da decisão, mas esclareceu que Nicolau está afastado por motivos de saúde.

Operação Nácar

A Operação Nácar-19, da PF, combate desvios de recursos destinados à saúde no município de Guarujá.

A investigação tem como objetivo o combate de possíveis crimes de desvios de recursos públicos e outros crimes correlatos, praticados por grupo criminoso, inclusive, envolvendo verbas federais destinadas ao enfrentamento da pandemia da covid-19.

Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos municípios de Guarujá, São Bernardo do Campo, São Paulo e Nova Iguaçu. Participaram da deflagração 125 policiais federais e 6 auditores da CGU. Durante as buscas foram apreendidos quase R$ 2 milhões em quatro endereços relacionados aos investigados.

Dentre as medidas determinadas pela Justiça Federal, estão o bloqueio de mais de R$ 7 milhões de bens e valores de envolvidos.

Os investigados podem responder pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas, se somadas, podem variar de 12 a 46 anos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.