Marcelo Nicolau depõe na Câmara de Guarujá e nega envolvimento em desvio de recursos públicos

Por Santa Portal em 08/11/2021 às 19:57

O ex-secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, alvo de investigações da Operação Nácar-19, que combate desvios de recursos destinados à saúde no município, prestou depoimento na Câmara nesta segunda-feira (8). Na ocasião, ele respondeu questionamentos do presidente da comissão processante, falou sobre suas atividades econômicas e negou envolvimento nos possíveis crimes de desvios de recursos públicos e outros crimes correlatos.

O vereador Fernando Martins dos Santos (MDB), conhecido como Fernando Peitola, presidente da comissão processante, disse que o decreto de lei está sendo seguido rigorosamente. “Estamos respeitando o rito. O prazo para que a comissão dê um parecer é 29 de dezembro, mas tudo está correndo bem. Não só Nicolau, como o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Rudge Lima Netto, também prestou depoimento. Tudo que foi dito será anexado aos autos do processo”, disse em entrevista ao Santa Portal.

De acordo com ele, foram feitos os questionamentos necessários segundo a denúncia e que os depoimentos foram dados de maneira proveitosa. Fernando Peitola informou que o jurídico fará análise dos argumentos apresentados e será elaborado um relatório para que a votação seja feita.

“Na próxima quinta-feira (11), às 09h, aguardamos o prefeito Válter Suman. A comissão está analisando ainda a possibilidade de convocar outros nomes para prestar esclarecimentos. A reunião será feita ainda essa semana, após o depoimento do político para avaliar”, explicou.

O que foi dito durante depoimento

Marcelo Nicolau não quis falar com a imprensa. Durante o depoimento, no entanto, ele explicou que todo o patrimônio foram conquistados por mérito próprio, já que acumulava a função de corretor de imóveis e promotor de eventos.

De acordo com ele, não há nenhum relação com tudo que foi apresentado, visto que não conhece o empresário e representante da OS Pró-Vida, que prestava serviços à Prefeitura de Guarujá. Nicolau destacou que tudo que falou pode ser comprovado.

Comissão Processante

A Câmara Municipal de Guarujá aprovou por unanimidade a instauração de Comissão Processante na Sessão Ordinária realizada em 21 de setembro, após denúncia formulada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), por intermédio do presidente José Manoel Ferreira Gonçalves. A Comissão apura eventuais irregularidades relacionadas à Organização Pró-vida, à empresa AM da Silva Serviços Administrativos Ltda., à  ACENI – Instituto de Atenção à Saúde e Educação e possível envolvimento do Prefeito Municipal.

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, foi preso no dia 15 de setembro pela Polícia Federal, assim como o secretário de Educação Marcelo Nicolau, alvo das investigações da Operação Nácar-19.

Os dois foram apontados como membros de uma organização criminosa que desviava dinheiro público da Saúde de Guarujá. Em imóveis ligados aos investigados, a PF encontrou dinheiro e joias, inclusive no Gabinete Municipal.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.