Maratona gamer com desafio sobre desenvolvimento sustentável retorna a Santos

Por Santa Portal em 13/08/2024 às 16:00

Marcelo Martins/PMS
Marcelo Martins/PMS

Após o sucesso da primeira edição, a Game Jam – Desafio ODS testará novamente o conhecimento e a criatividade de desenvolvedores de jogos independentes na criação de protótipos e conceitos que ajudem a enfrentar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A maratona gamer, promovida pelo Santos Game Power Up, acontecerá entre 30 de agosto e 1º de setembro.

No ano passado, o objetivo foi desenvolver jogos focados na conscientização e no enfrentamento da obesidade infantil, tuberculose, hepatite A, B e C, em até 100 horas. O tema deste ano será revelado no dia 30. No entanto, o desafio poderá abordar qualquer uma das 17 bandeiras dos ODS, previstas na Agenda 2030, que se dividem em quesitos sociais, econômicos e ambientais. A divulgação do tema, bem como do passo a passo para a inscrição dos projetos, será realizada pela conta oficial do evento no Instagram.

O game vencedor da primeira edição foi o Santos Ultra Saudável (SUS), criado por Roberto Ruiz Zai. Já o Bioguard, de Alison Monteiro, ficou na segunda colocação, enquanto o jogo sobre hepatites, de Ismael Wesley, do Rio de Janeiro, fechou o pódio.

Os vencedores tiveram seus projetos incubados na Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), receberam troféus produzidos pela EcoFábrica Rivaldo Santos de Almeida, na Zona Noroeste, e uma bolsa de estudos de 50%. As premiações da atual edição serão reveladas em breve.

Inovação em prol dos ODS

O cofundador do Pixel Café, Renato Figueiredo, destaca que a game jam é uma oportunidade de os participantes conhecerem novos mercados. Além disso, o especialista revela que a expectativa é de jogos qualificados e de impacto em prol dos ODS, assim como no ano passado, apesar da redução de tempo da maratona.

“Jogos focados em questões sociais são ótimas formas de fazer os desenvolvedores criarem produtos que vão além do foco do entretenimento, abrindo espaço para diversos públicos”, afirma. “As jams mais tradicionais costumam ter 24 horas. Então, mesmo tirando um dia do prazo, sabemos que os protótipos têm um grande potencial. É claro que na hora de avaliar, vamos levar em conta o tempo reduzido”, suaviza.

Complementando a visão de Figueiredo, o coordenador do Movimento ODS Santos 2030, Fábio Tatsubô, afirma que a maratona gamer contribui para o empreendedorismo e inovação, além de representar os ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e 17 – Parcerias e Meios de Implementação na prática.

“É a sociedade civil, universidades e administração pública trabalhando em conjunto para soluções aos indicadores desafiadores do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC). As soluções propostas pelos desenvolvedores geram ferramentas para avançar e abrem a oportunidade de empreender”, conclui.

Regulamento

  • A participação pode ser individual ou em grupo.
  • É obrigatório o envio do executável do jogo.
  • O jogo deve ser original, criado no período entre 30 de agosto e 1º de setembro de 2024.
  • É permitido utilizar qualquer ferramenta ou biblioteca para criar o jogo, bem como qualquer base de código existente que o participante possua.
  • Ativos (códigos, áudios, gráficos, etc.) de terceiros também podem ser usados desde que o participante possua os direitos legais para o uso, por exemplo, se forem de domínio público ou criados por ele. No entanto, ativos de terceiros pagos não são permitidos.
  • Jogos que contenham algum tipo de conteúdo preconceituoso, racista, sexista, homofóbico, difamatório, ofensivo, obsceno e/ou de ódio não serão aceitos sob hipótese alguma.

Os jogos inscritos serão avaliados pela comissão julgadora do evento, com os três primeiros colocados sendo anunciados em 14 de setembro, durante o Santos Game Power Up.

O Santos Game Power Up será realizado das 12h às 19h, no Teatro Municipal Braz Cubas. O evento, que tornará Santos a capital dos games por um dia, também inclui exposição de games independentes, sessões de free play, campeonatos, concursos de pixel art e cosplay, painéis e feira de games.

O evento, que integra a programação da Semana Global pelos ODS, é uma realização do Z13 Game Club, com apoio do Pixel Café, 13-Bit e Movimento ODS Santos 2030.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.