Mãos Entrelaçadas ressaltará diversidade cultural com reaproveitamento de alegorias
Por Beatriz Araujo em 20/01/2023 às 11:00
Reverenciando a riqueza cultural do país, a santista Mãos Entrelaçadas voltará para a passarela Dráuzio da Cruz reaproveitando materiais de carnavais passados em uma ‘viagem encantada’ por diversas festividades tradicionais. A escola integra o grupo especial e fechará os desfiles de sexta-feira (10), primeiro dia do Santos Carnaval 2023.
A ideia é relacionar obras de escritores consagrados, como Ariano Suassuna e Monteiro Lobato, com festas regionais e nacionais. A viagem passará pela Festa da Tainha da Baixada Santista, pelo Oktoberfest de Santa Catarina e também pelo alegre São João do Nordeste, por exemplo. A própria celebração do Carnaval também não ficará de fora.
O principal desafio da Mãos Entrelaçadas, segundo o diretor Ronaldo Martins Clemente, tem sido desenvolver um desfile com reaproveitamento de alegorias e fantasias que não deixe de revelar o enredo com clareza. “Sempre buscamos construir e reconstruir o novo. Com a escassez de recursos, o desafio aumenta. Mas, apesar de tudo, nosso resultado está bem satisfatório”, ressalta.
Questionado sobre o investimento realizado em torno deste Carnaval, Clemente afirma que ainda não há precisão quanto aos custos da agremiação, mas afirma que será superior aos 170 mil concedidos aos grupos especiais pela administração municipal.
Elenco
Cerca de 900 pessoas participarão do desfile, divididas em doze alas, bateria, comissão de frente, baianas, destaques e equipes de apoio. Para preservar o fator surpresa, os convidados especiais não foram revelados.
Quanto ao elenco, a Mãos Entrelaçadas tem Daniele como rainha da bateria e Beto Khabelo como diretor geral de bateria. Thiaguinho Santos é o intérprete oficial, acompanhado dos compositores Fernando Negrão, Gustavo Santos, Ademarzinho do Cavaco e Lúcio Nunes.
A Mãos Entrelaçadas tem ensaios abertos ao público toda terça e quinta-feira a partir das 20 horas. Já aos domingos, os ensaios começam a partir das 18h30. O local fica em frente à sede da escola, na Rua Frederico de Figueiredo Neiva, nº 24, no bairro Rádio Clube da Zona Noroeste de Santos.
Samba-enredo
Uma Viagem Encantada pelo Brasil
Eu faço a festa por esse Brasil
Do norte ao sul o povo aplaudiu
De mãos entrelaçadas com você
Sambando até o amanhecer!
Salve essa gente festeira
Que sacode a poeira,
Sem medo de ser feliz …
É força, é arte, é encanto
A voz que ecoa em nossa raiz
E hoje a “academia”
Nessa viagem vai te levar
“No céu, no mar, na terra”
Artistas, festivais e poetas
É o Brasil a pulsar, ôô!
É lindo o Brasil a pulsar!
Armorial em “movimento”
Flores pra saudar iemanjá
Garantido e caprichoso
Meu são joão abençoa o “arraiá”!
Vem… caminhar entre histórias
No “sítio”, reviver a emoção!
Dos caiçaras provar o sabor
A culinária tem a sua tradição!
Mas se a saudade bater
E o olhar marejar …
Vou outra vez celebrar
Em procissão, seguindo com fé
Nos braços de “nazaré”!
Apoteose, nosso destino
Sambar sem preconceito social
Apoteose, nosso destino
Enfim, chegou o Carnaval!
Carnaval 2023
O Santos Carnaval 2023 acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas pelo grupo de acesso. Na sequência é a vez das agremiações Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas, como grupo especial.
Já no sábado, segundo dia do evento, a sequência será Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra pelo grupo de acesso. Depois, no grupo especial, entram na passarela Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.
O Sistema Santa Cecília de Comunicação transmitirá, em multiplataforma, os desfiles do Santos Carnaval 2023, contando com mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura.
Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 27 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfiles com comentaristas, ficando por dentro do que acontece nas arquibancadas, nas concentrações e dispersões, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do grupo especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelo Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações.