Mais de 60 famílias afetadas por incêndios são atendidas no Rádio Clube, em Santos
Por Santa Portal em 15/09/2025 às 16:00
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Santos (Seds) atendeu 68 famílias, além de 112 pessoas, na Ação Cidadania, que aconteceu no Centro de Convivência Rádio Clube, neste sábado (13). Os moradores da região, principalmente os atingidos nos incêndios ocorridos na Vila Gilda, receberam um atendimento especial, já que perderam suas casas e também seus documentos. A Seds cadastrou essas famílias.
Os munícipes puderam solicitar segundas vias de documentos, certidões de execução e criminal cível, realizar consultas junto ao Serasa, dar entrada no seguro-desemprego, solicitar abertura de conta GOV, agendar atendimento no INSS e renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Seis famílias e dez pessoas afetadas pelo incêndio do dia 1º de agosto foram recebidas durante a ação. Já do incidente do último dia 28, foram 32 famílias.
Laísa Costa Santos aproveitou a ação para tirar seu documento e economizar tempo. “Vim tirar meu RG e meu CPF. Se eu tivesse que ir no Poupatempo, seria mais demorado”, afirmou. Camila Xavier da Silva aproveitou para tirar a segunda via do Registro Geral (RG).
“O meu documento foi queimado no último incêndio.Para mim, facilitou muito. Agora, é só ir no Poupatempo para terminar e pegar o documento”, disse.
Impactadas
Elias Júnior, secretário de Desenvolvimento Social de Santos, informou que 260 famílias que se autodeclararam como impactadas pelo incêndio no dia 28 de agosto e o objetivo da ação, em parceria com o Governo do Estado, com a Secretaria de Justiça e Cidadania, foi dar celeridade para a emissão de documentos para que as famílias pudessem se cadastrar na Cohab.
“O serviço está disponível para toda a comunidade, mas com um foco para que essas famílias tenham aí restabelecidos os seus documentos”, declarou.
A diretora de proteção social básica de Santos, Julianna Laffront, destacou a realização da ação especificamente voltada a atender a população impactada pelo último incêndio que ocorreu na cidade.
“É uma ação pontual realizada para essa finalidade. A equipe de servidores da Seds está oferecendo orientação, suporte e encaminhamento. Temos o apoio do Governo do Estado em relação aos documentos. As pessoas são encaminhadas para, na segunda-feira, finalizar a emissão do RG, por exemplo. O caminho fica mais curto. Sem documentação, a gente não tem acesso a direitos. A ideia é justamente garantir esse acesso”, disse.